22 de maio de 2023

ANDI e a RNPI trazem como referência capítulo que consta no PNPI, dando início à Semana Mundial do Brincar

Dando início à Semana Mundial do Brincar, a ANDI e a RNPI trazem como referência o capítulo “Do direito de brincar ao brincar de todas as crianças” que consta no Plano Nacional pela Primeira Infância e traz o debate sobre o papel fundamental do brincar para o desenvolvimento integral da criança, sendo uma ação primordial e constitutiva do ser humano.
O PNPI é um documento de referência para pensar as políticas públicas brasileiras e conta com uma parte exclusiva sobre o brincar em que traz conceitos, leis, objetivos e metas para a execução do que determina o Marco Legal da Primeira Infância, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica/Educação Infantil e a Sociedade Brasileira de Pediatria acerca dos benefícios do brincar e das atividades de lazer e aprendizado ao ar livre.
Nele se reitera a concepção do brincar como atividade espontânea e prazerosa. “Onde há criança, há brincar e onde há brincar, há aprendizagem. […] O brincar é intrínseco ao ser-criança, é sua forma de estar no mundo, senti-lo, conhecê-lo e conhecer-se frente a ele. Portanto, tem que ser permanente e onipresente”.
Preparados para brincar?! Vamos juntos nessa: Semana Mundial do Brincar – de 22 a 28 de maio, em todo o Brasil!


Acesse o site semanadobrincar.org.br para mais informações.

voltar