05 de setembro de 2017

Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis

Um dos eixos de atuação do Exército de Salvação no Brasil é a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Acreditamos que para tratar dessa questão, é necessário que as próprias crianças conheçam seus corpos e entendam o que é privado e deve ser só delas, que tipos de carinhos são aceitáveis e em que situações devem dizer não. À partir da metodologia CLAVES “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis” da organização Juventud para Cristo, do Uruguai, desenvolvemos essa  compreensão com as crianças de forma lúdica e apropriada à faixa etária.

A ênfase do CLAVES, como definido pelo programa, é em uma abordagem integral de proteção que “leva em conta as causas e os efeitos, as dimensões individual e estrutural, os componentes corporais, psicológicos e espirituais, a necessidade de corrigir os danos produzidos, e as demandas de um trabalho nos âmbitos educacional e social”.

O assunto é delicado e o facilitador das oficinas deve estar muito bem preparado para conduzi-las. Por isso, as oficinas são conduzidas apenas por pessoas devidamente treinadas na metodologia.  Entre os dias 6 e 8 de agosto realizamos em Curitiba, Paraná, mais um treinamento em “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis”, voltado a profissionais do Exército de Salvação e em setembro, teremos uma capacitação em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em outra metodologia CLAVES, “Bons Tratos em Família”, voltada ao trabalho não só com as crianças mas com suas famílias, a fim de promover relações harmônicas e não violentas.

(Fonte e foto: Exército de Salvação – www.exercitodesalvacao.org.br)

 

voltar