11 de agosto de 2015

Brincar na saúde será discutido no VI Congresso de Humanização em Curitiba

Nos dias 11 e 12 de agosto, o grupo de trabalho – GT do Brincar da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) participará do VI Congresso de Humanização promovido anualmente pela Área da Saúde do Grupo Marista, que tem como objetivo principal criar espaços de discussão acadêmica, formação profissional e troca de experiências de Humanização em Saúde.

As instituições parceiras do GT do Brincar como ABBRI – Associação Brasileira de Brinquedotecas, IPA BRASIL – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, Instituto Brasil Leitor, Instituto Pensi e Rede Marista de Solidariedade, farão parte do Simpósio “Humanização e o Brincar na Saúde”, em que o tema terá destaque durante o evento.

O brincar é uma atividade peculiar da criança, forma privilegiada de expressão importante para o desenvolvimento integral e de expressão de valores culturais, bem como para a socialização e convívio familiar. Além de um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90. Dentre os palestrantes estão o psicólogo Leno Macedo do Instituto PENSI, Ingrid Cadore da ABBri, Patricia Bertolini, psicóloga e coordenadora da Brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe e Marisa Sella, da Associação mantenedora do centro integrado de prevenção (AMCIP).

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, as crianças por meio de brincadeiras exploram uma variedade de experiências em diversas situações e diferentes propósitos, para isso precisamos garantir tempo e espaço seguro.  “O seminário Brincar na Saúde reforça um tema importante, pois o Brincar é fundamental para a saúde e bem estar da criança e cabe a nós – pais, educadores, família, cidadãos – ficar atentos às experiências e valores que contribuirão para a formação e saúde de nossas crianças”, ressalta.

O Congresso será realizado das 14h às 18h na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e é voltado para a sociedade civil organizada, gestores municipais e estaduais, profissionais da saúde da infância, educação, cultura e assistência social, representantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de direitos, estudantes e pesquisadores.

As inscrições podem ser realizadas pelo site: http://congressodehumanizacao.pucpr.br/

 

Programação

Data: 11 e 12 de Agosto 2015

Horário: Das 14h às 18h

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba – PR

 

Seminário “Humanização e o Brincar na Saúde”

11 de Agosto 2015

Tema Central: O Direito do Brincar para Saúde e Bem estar da Criança: Interfaces, ações e prevenção.

14h – 15h20 –Brincar para Saúde Física e Mental da Criança – Lino Macedo – Instituto Pensi

15h30 – 17h20 – Mesa: Sobre o Direito ao Brincar e o Brincar Inclusivo – Marilena Flores Martins- Ipa Brasil e Mari Sella – AMCIP

17h30 Plenária

18h Encerramento 1º dia

 

12 de Agosto 2015

Tema Central: Brinquedoteca Hospitalar e o Brincar nos equipamentos de saúde infantil

14h – 15h20 – Brinquedoteca Hospitalar e o Brincar nos equipamentos de saúde infantil – Experiência Hospital

Pequeno Príncipe – Patricia Bertolini – Hospital Pequeno Príncipe

15h30 – 17h20 – Mesa: Brinquedoteca Hospitalar como estratégia de Humanização em ambientes de Saúde – Ingrid Cadore – ABBri e Eliana Tarza – IPABrasil

17h30 Plenária

18h Encerramento 2º dia

voltar