09 de outubro de 2017

ONG Prematuridade.com realiza ações de capacitação para profissionais da saúde

Nos meses que antecedem ao dia da prematuridade, comemorado no dia 17 de novembro, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) está desenvolvendo uma série de ações que visam a capacitação dos profissionais que trabalham com os bebês prematuros e a divulgação desta causa, tendo em vista que, o parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil de crianças até os cinco anos de idade.

No dia 4 de setembro a ONG deu ínicio ao Workshop “Prematuro: Uma questão de Pele”. A cidade escolhida para esse pontapé inicial foi Recife. No Hospital de Clinicas, mais de setenta profissionais receberam da enfermeira Sanah Pohlmam Issa, informações importantes para que possam trabalhar junto aos bebês prematuros em UTIs Neonatais, berçários e maternidades.

Além do Hospital de Clinicas em Recife, os hospitais Nipo-Brasileiro e São Cristóvão (São Paulo, SP), Hospital Santa Helena (Brasília, DF), Hospital Santa Catarina (Blumenau, SC) e o Hospital Regional Público da Transamazônia (Altamira, PA) também receberam o workshop. Foram centenas de profissionais capacitados. Essa mesma formação ainda deve ser realizada em outros hospitais e até o dia 17 de novembro e estará disponível em uma plataforma on line, pois o objetivo é alcançar o maior número de profissionais possível, tendo em vista a importância do cuidado com a pele do prematuro.

E as novidades da Associação não param por aí. Além das capacitações mencionadas, foi lançado no começo do mês um portal dedicado aos profissionais da saúde envolvidos no cuidado do bebê prematuro. O site disponibiliza um banco de profissionais cadastrados, além de artigos científicos nas diferentes especialidades da saúde e informações sobre cursos e eventos voltados à Neonatologia.

O novo portal tem a curadoria de uma equipe multiprofissional – médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros – que integra o Conselho Científico da ONG.

Na seção “Artigos e Guidelines” é possível encontrar diversos textos e arquivos especialmente selecionados pelo Conselho, tudo para garantir que informações de qualidade e atualizadas guiem a prática dos profissionais que cuidam do bebê prematuro.

Sensibilizando deputados para a importância dos cuidados com o prematuro

A Associação realizará uma ação de sensibilização dos parlamentares para problemática da prematuridade em Brasília. A data escolhida foi o dia 17 de outubro, exatamente um mês antes do Dia oficial da causa. A ação já foi realizada no ano passado.

Na ocasião, a diretora executiva da Associação, Denise Suguitani, e uma equipe de vluntárias, estará conversando com deputados e senadores no Espaço Mario Covas, na Câmara Federal, para esclarecer a importância tanto da prevenção da prematuridade, quando dos cuidados com o prematuro e da doação do leite materno, tema da campanha deste ano do novembro roxo.

A ideia é apresentar para os legisladores dados impactantes da prematuridade no mundo conforme esclarece a diretora da ONG: “ No mundo, a cada trinta segundos um bebê prematuro morre em decorrência do nascimento antecipado. Considerando queo Brasil é o décimo no ranking mundial em nascimentos de prematuros, a conscientização é fundamental na tentativa de mudar esta estatística. Precisamos que todos estejam engajados nesse desafio, inclusive os políticos que são a voz do povo no Congresso Nacional”, enfatiza.

(Fonte: ONG Prematuridade.com – www.prematuridade.com)

voltar