15 de outubro de 2022

Primeira Infância presente no Encontro Estadual da UNCME em São Paulo

No XXVI Encontro Estadual da UNCME/SP, ocorrido no município de São José do Rio Pardo, o Coordenador Milton Herrera, dedicou a manhã do dia 14 de outubro à primeira infância. Nesta manhã especial, teve início o processo de criação da REPI/SP, sim, mais uma REPI! As coordenadoras convidadas da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI, Vaneska Melo e Solidade Menezes, participaram do encontro levando a proposta de consolidação do Comitê intersetorial com entidades paulistas credenciadas na Rede, para o alinhamento do processo de construção e formalização da 10ª REPI, mais uma criada em 2022, em atendimento à Meta 1 do Plano Tático da Secretaria Executiva – UNCME/PE mandato 2022 a 2024.

A participação de presidentes e conselheiros dos Conselhos Municipais da Educação de diversos municípios do Estado de São Paulo, bem como a presença da Coordenadora de Formação da UNCME Nacional, a professora Darli Zunino, que enfatizou a importância da interlocução das REPI’s com a RNPI, enriqueceram o momento histórico tão importante para as crianças de zero a seis anos do território estadual.

Ainda, tivemos Vaneska Melo, dialogando sobre a capilaridade da UNCME a serviço da RNPI, quanto ao fomento das REPI’s – Meta 1 e da implantação dos Planos Municipais da Primeira Infância – Meta 5, do Plano Tático da Secretaria Executiva – UNCME/PE na gestão 2022 a 2024. Sendo assim, os Conselheiros Municipais da Educação serão os porta vozes das crianças em seus municípios e podem contribuir muito para que essa etapa, dentro de cada território, seja vista e ocupe o lugar que necessita para sair do anonimato.

Em seguida, Solidade Menezes falou da importância de uma Rede Estadual da Primeira Infância e dos procedimentos/encaminhamentos para a criação da nova REPI. Destacou o papel importante que cada Rede tem dentro de cada Estado, pois conseguem acompanhar de perto o trabalho que é desenvolvido dentro do seu território estadual e, também, levando as demandas a nível nacional, pois muitos problemas são comuns a todos os estados, mas a REPI, tem essa particularidade, acompanhar de perto a sua realidade imediata.

À tarde, desta mesma data, a convite do Secretário Municipal de Educação, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Solidade Menezes apresentou a importância da intersetorialidade na implantação do PMPI de São José do Rio Pardo e o papel do Departamento da Educação Infantil na construção do Documento Referencial do PMPI. Também, trouxe em sua fala, aspectos e informações mais específicas dos Planos Municipais da Primeira Infância, buscando conscientizar os presentes da importância deste plano para as crianças e para a construção de políticas públicas voltadas a essa etapa, pois mudando o começo de uma história podemos mudar a história inteira. Estiveram presentes gestores de Creches e de Centros Municipais de Educação Infantil, técnicos dos departamentos da SME/SJRP e na oportunidade foram entregues exemplares do Plano Nacional da Primeira Infância e dos Guias para as representações presentes.

Fonte: NUJOR SE/UNCME-PE RNPI

voltar