05 de junho de 2024

Primeiro Dia da Assembleia Geral Extraordinária Virtual da RNPI 2024

No dia 04/06/2024, teve início a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) Virtual da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) 2024. A acolhida foi conduzida pela cordelista Mari Bigio, seguida pela Coordenadora da SE/RNPI/UNCME-PE, Solidade Menezes, em conjunto com o Grupo Diretivo, que deram as boas-vindas a todos os presentes na assembleia. Em seguida, foram realizados os registros das pessoas e organizações presentes, seguidos pela apresentação da Pauta da Assembleia Geral Extraordinária Virtual da RNPI.

A abertura da primeira mesa teve como tema “As Infâncias sofridas do RS: o que fizemos por elas” e foi mediada por Gabriela Martins (GD RNPI e REPI-RS), que fez uma breve introdução sobre o tema. Além disso, a mesa contou com a participação de Angelita Hermann (Instituto Promundo), Carolina Drugg (REPI-RS e PIM), Fabi Bitello (Presidente da UNCME-RS) e Roseane Romanini (OMEP Novo Hamburgo-RS), cada uma trazendo pontos relevantes sobre os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Na sequência, a segunda mesa abordou o tema “Ações da RNPI em face dos problemas que afetam as crianças do Rio Grande do Sul”, com Luzia Laffitte abrindo a mesa e contribuindo. Carolina Terra (CIESPI-PUC-RIO) apresentou dados relevantes sobre a Crise Climática como uma crise dos direitos das crianças e dos adolescentes, enquanto Guilherme Lobo enfatizou a situação no Rio Grande do Sul em suas contribuições. Posteriormente, foi aberto um espaço para diálogos das pessoas e organizações participantes na AGE 2024, a partir dos pontos da pauta da manhã.

A Coordenadora da SE/RNPI/UNCME-PE, Solidade Menezes, encerrou a primeira parte da manhã às 12h23. Às 13h28, a Coordenadora Administrativa e Financeira, Vaneska Melo, iniciou a parte da tarde, apresentando o Relatório Técnico e Financeiro para apreciação dos presentes na assembleia. Durante a apreciação, foram destacados os resultados dos recadastramentos dos membros. Em seguida, Diana Barbosa apresentou os dados do site observa, seguido pela apresentação da proposta de atualização do Regimento Interno RNPI.

As Comissões Temáticas RNPI também tiveram espaço, com Carolina Terra apresentando a temática “Proteção às Infâncias e Prevenção às violências”, e Heloísa Oliveira discutindo “Direitos das Crianças e Poder Legislativo”. O primeiro dia foi encerrado com apenas duas apresentações das comissões temáticas ficando duas comissões temáticas.