15 de setembro de 2023
‘Receituário do Brincar’ de Jundiaí é apresentado nos Estados Unidos
Nesta terça-feira (12), Jundiaí apresentou o projeto “Receituário do Brincar” no SHIFT Summit 2023, evento de saúde preventiva que aconteceu em Oregon, nos Estados Unidos. O encontro teve como tema “Integração da Natureza e da Saúde Preventiva para os Seres Humanos e o Meio Ambiente”. Assim, até quinta-feira (14), o evento reúne pesquisadores, gestores públicos, prestadores de serviços de saúde, fundações, financiadores filantrópicos, educadores, entre outros. O SHIFT Summit compartilha iniciativas focadas na promoção ao acesso equitativo à saúde preventiva através da natureza e de experiências ao ar livre.
Com a iniciativa, profissionais da saúde de Jundiaí usam a prescrição médica para indicar brincadeiras e práticas positivas de cuidado aos pacientes infantis. Representando Jundiaí, a convite do Instituto Alana, a articuladora Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, apresentou a experiência. Com a iniciativa, a cidade destaca a importância da prescrição das brincadeiras e atividades positivas de cuidado como uma rotina adotada pelos profissionais da saúde.
“É importante compartilhamos o que a gestão, desde 2017, está colocando em prática: uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos. O receituário se soma as inúmeras políticas intersetoriais com foco no desenvolvimento infantil, e trouxe maior atenção às recomendações positivas de brincar ao ar livre ou evitar o uso de telas, por exemplo”, ressaltou.
Além disso, a mesa de discussões do encontro elencou outras iniciativas da cidade de Jundiaí. São exemplos a implementação dos espaços do brincar nos equipamentos de saúde, a expansão dos parques naturalizados e os programas hortas urbanas e ruas de brincar.
“Foi uma honrosa oportunidade apresentar o que Jundiaí, que faz parte da Rede Urban95 e sedia a Rede Brasileira Cidade das Crianças, faz para contribuir em favor da infância e do desenvolvimento das pessoas. A cidade tem sido referência para Municípios brasileiros e levado as boas práticas para outros países”, acrescentou a articuladora.
Fonte: @tribunadejundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí