14 de outubro de 2022

Semeando para a construção de mais PMPIs

Na manhã do dia 13 de outubro, a Coordenadora da Secretaria Executiva da REPI/PE – Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco, professora Solidade Menezes, foi convidada para palestrar sobre a metodologia, os procedimentos e os encaminhamentos necessários para a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) do Município de Lagoa do Carro-PE. Muitas autoridades municipais estiveram presentes na abertura do seminário, coordenado pelo Professor Aderito Hilton.

Estiveram presentes toda representação intersetorial da sociedade civil organizada e das secretarias municipais participando ativamente do Seminário, ou seja, o primeiro passo para a construção do PMPI foi dado de forma qualificada e potente, com a presença de muitos atores essenciais para que isso aconteça.

O diálogo aconteceu de forma comprometida e integrada entre todos os participantes. A Gestora Municipal Judite Botafogo fez pronunciamento sobre as Políticas Públicas para a Primeira Infância na sua gestão e a Secretária Municipal de Educação, Maria José, falou sobre a responsabilidade intersetorial no que concerne às temáticas do Brincar e da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola, uma das etapas mais importantes da Educação Básica e da vida das pessoas.

Solidade chamou atenção para o estudo do arcabouço legal e metodologias na construção do PMPI, além de destacar que o PMPI olha, abrange e atua em todas as áreas que envolvem a criança, ou seja, envolve desde o cuidado com a mãe gestante até os cuidadores da criança depois que ela nasceu, o meio que a cerca, então, precisa-se pensar um plano que se preocupe com o desenvolvimento integral e de forma integrada da criança, garantindo isso através de políticas públicas, de preferência em forma de lei, para que se torne uma política de estado em cada município, que perpassa uma gestão municipal. O PMPI precisa pensar aspectos desde a infraestrutura familiar até a infraestrutura da cidade para receber e oferecer as condições necessárias para que as crianças possam se desenvolver de forma adequada. A infância passa, não pode ser recuperada e por isso, não pode esperar. Deixou como sugestão a leitura do Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que pode ser baixado(clique aqui).

Fonte: NUJOR SE/UNCME-PE RNPI

voltar