29 de agosto de 2024
UNICEF, Rede Nacional da Primeira Infância, Agenda 227 e Urban 95 realizam coletiva “ Futuro que se vive hoje: pelas infâncias e juventudes da Amazônia.”
A Coletiva de imprensa foi capitaneada por entidades nacionais e internacionais mobiliza debate sobre crianças e adolescentes nas eleições no Pará e aconteceu na Casa da Organização das Nações Unidas na capital do Estado.
Atribuir as crianças e jovens o futuro de uma sociedade é uma máxima do senso comum. No entanto, quando observados os dados estatísticos e as políticas públicas efetivadas a esse público resta um histórico de vazios e invisibilidades que resultam em estatísticas incompatíveis com temas como dignidade humana, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Dentre os indicadores que contextualizam essa questão podemos destacar a negativa liderança das cidades paraenses em relação ao trabalho infância – são mais de 190 mil crianças nesta situação (Pnad,2022). No campo da educação apenas 19% das crianças paraenses tem acesso a creche. (INEP,2023), enquanto os dados do Disque 100 apontam mais de 9 mil violações de direitos de crianças e adolescentes (MNDH, 2023).
Para mudar esses quadro entidades nacionais e internacionais estão mobilizadas para dialogar e promover o debate político sobre direitos das infâncias e juventudes na Amazônia, especialmente no Pará.
Capitaneado pela Rede Primeira Infância no Pará (Repi-Pa) através da sua secretária executiva Flávia Marçal, e em parceria com as entidades nacionais Urban 95, representada por Kelly Calderaro, Agenda 227, repreeentada pelo Diretor Renato Godoy, o movimento realizou coletiva de imprensa com apoio da Organização das Nações Unidas através da UNICEF, representado pela Sra Lídia Pantoja. Na coletiva foram apresentadas as orientações que poderão ser utilizadas pelos candidatos em suas campanhas e propostas de governo.
Construídas por equipes técnicas de todo o país a proposta possibilita caminhos e possibilidades para os temas de maior repercussão no campo da saúde, educação, assistência social, segurança alimentar, cultura, governança e meio ambiente e estão disponíveis para acesso no Google drive no Instagram da @redeprimeirainfancia.pa
A ação visa sensibilizar candidatos de todo o estado, especialmente na capital Belém, para um compromisso público com os direitos de crianças e adolescentes, além fortalecer a rede de informações e comunicação sobre o tema.
Como continuidade das ações já está prevista uma agenda com candidatos da prefeitura de Belém para a entrega oficial dos documentos nas próximas semanas bem como reuniões técnicas para acompanhamento e suporte as equipes de jornalismo e mídia que tenha interesse na pauta.