Boletim Interno RNPI | Edição 08 | Mês de setembro de 2022
|
|
|
MOMENTOS FORMATIVOS - PARENTALIDADE
|
|
|
Na manhã do dia 27 de setembro, aconteceu o 3º Momento Formativo da RNPI. Os convidados desse dia foram Claudia Mascarenhas (Instituto Viva Infância) e Luciano Ramos (Instituto Promundo). Abordaram a temática da Parentalidade que foi pautada pela Rede como prioridade. Nossa expectativa foi ampliar e fortalecer nossa incidência política, abrangendo cada vez mais os direitos das crianças na primeira infância. O encontro está disponível no YouTube da RNPI e vale muito ser assistido novamente Assista aqui.
Leia na íntegra
|
|
|
|
>Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância – 2022
Cida Freire, Coordenadora da SE UNCME-PE da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), recebeu em me-ados do mês de maio, o convite do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) para compor o grupo de estudos do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2022.
A partir do aceite do convite, participou de todo cuidado e atenção dispensada pelas instituições organi-zadoras e parceiras: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Fundação Bernard van Leer e Porti-cus América Latina.
As orientações iniciais aconteceram em um encontro de forma remota no dia 07 de julho para formação e informação. Após o encontro virtual, foi criado na plataforma do Canvas, um grupo com todas as infor-mações da atividade. O conteúdo da plataforma dava acesso aos acordos e informações do Programa, informações sobre a hospedagem, sobre os participantes, dos acordos e protocolos referentes à covid-19, informações do transporte, da equipe, do formulário de comprovação de vacinação, dos hospitais e comércio e dos parceiros do NCPI. Como visto, um cuidado integral.
Leia mais
>REPI PE completa 11 anos
Na noite do dia 01 de setembro aconteceu uma live em comemoração aos 11 anos da REPI PE. Manter atuante e viva, uma entidade sem fins lucrativos, que luta e defende uma causa social por 11 anos deve ser muito comemorada, pois a realidade atual conspira pela desolação e frustações.
A REPI-PE é composta por 43 instituições, envolvendo poder executivo, empresas privadas, terceiro se-tor, conselhos, sindicatos e ministério público. O Grupo Gestor é composto pelas instituições: UNCME-PE, NINAPI-UFRPE, NINAR, CPPL, FEIPE, SEDUC JG, PIPA e VISÃO MUNDIAL – ONG.
Muitas pessoas estiveram prestigiando esse momento virtual importante para a Primeira Infância Brasileira e, especialmente, a Pernambucana.
Estiveram se manifestando Solidade Menezes, Coordenadora da REPI PE e Coordenadora Adjunta da SE UNCME-PE/RNPI; Vital Didonet, Advocaxy da RNPI e grande personalidade incentivadora para a história da REPI PE desde sua fundação; Valéria Aguiar, da CPPL e Cida Freire, Coordenadora da SE UNCME-PE/RNPI.
Saiba mais
|
|
|
>SE da RNPI presente no XIII Encontro Estadual da UNCME-RS
Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro 2022, o XIII Encontro Estadual da UNCME-RS e VI Encontro UNCME Região Sul, na UNISINOS em São Leopoldo/RS. O tema do encontro deste ano foi “O Protago-nismo dos CMEs na Região Sul do Brasil”.
Mas, como parte da programação, no dia 14 foi proporcionado aos CMEs do RS uma formação específi-ca sobre Primeira Infância, promovido pela UNCME-RS e ministrada pela Coordenadora da SE UNCME-PE/RNPI, Cida Freire e pela Coordenadora Adjunta, Solidade Menezes.
Um momento onde os Conselheiros Municipais da Educação do Estado e dos Estados visitantes, estão podendo aprofundar o diálogo sobre essa etapa essencial e fundamental no desenvolvimento do ser hu-mano, além de pensar sobre as diversas infâncias das crianças.
Cida Freire e Solidade Menezes, dialogam sobre o tema da Primeira Infância nos municípios, falando da importância dessa discussão acontecer de forma intersetorial, observando as diferentes infâncias que as crianças vivem durante esse período, ressaltando a importância das REPIs e dos PMPIs, lembrando que as crianças são sujeitos de direitos.
Leia mais
>Vitória estrondosa, tipo explosão de flores num jardim na primavera
As seccionais da UNCME, desde o início do ano estão se preparando para realizar seus encontros esta-duais. Um planejamento respeitoso e cuidadoso com a educação e, neste ano, enfatizando a primeira infância também, buscando abordar pautas atuais e necessárias de diálogo, tendo em vista a realidade atual.
A primeira seccional a realizar seu encontro foi a UNCME-SE. O XIV Encontro Estadual da UNCME/SE, ocorreu na quinta-feira, 02 de junho, em Aracaju. Importantes debates reafirmaram o compromisso que a entidade assume, em parceria com outras Instituições e órgãos, na defesa por uma educação de qualida-de e também na defesa das crianças poderem viver sua infância plenamente, sendo elas pessoas de direi-tos. O encontro contou com a presença do presidente Nacional da UNCME, Sr. Manuel Humberto Gonza-ga Lima e a Vice-Governadora, Sra. Eliane Aquino.
A Seccional Bahia, realizou nos próximos dias 06 e 07 de junho, em Vitória da Conquista, o XXIV Encon-tro Estadual da UNCME Bahia.
Leia mais
|
|
|
Curtinhas
>LANÇAMENTO DO LIVRO "INCLUIR PARA NÃO EXCLUIR!" É com prazer e com um grande desejo de mudança que anunciamos o lançamento do livro "Incluir para não Excluir!" O livro foi organizado por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) e Paulo Silveira, Presidente do Observatório das Adições Bruce K. Alexander, e contou com a par-ticipação de autores de diversas partes do Brasil e de outros países. Somos profundamente gratos a todos que contribuíram com suas reflexões sobre temas contundentes, sobre os quais não po-demos nos calar.
Leia mais.
>RACISMO SE COMBATE EM TODO LUGAR. Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial no acesso a direitos e políticas públicas para pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. As defensoras e defensores públicos atuam na Defensoria Pública – Instituição que garante acesso à justiça para pessoas em situações de vulnerabilidades ou que não podem pagar por um advogado ou advogada particular. A Defensoria é responsável pela orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos(às) necessitados(as). A Instituição tem como objetivos a promoção da dignidade humana e a redução das desigualdades.
Acesse aqui
>NO RS, UMA A CADA QUATRO CRIANÇAS DE ATÉ SEIS ANOS ESTÁ EM SITUAÇÃO DE POBREZA. Uma a cada quatro (24%) crianças gaúchas de zero a seis anos vive em situação de pobreza, mostra a mais recente pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), divulgada nesta terça-feira (27). Acesse aqui
| |
|
|
|
|