Boletim RNPI | Edição 66 | Junho de 2021

RNPI apresenta representação no Ministério Público contra o presidente Bolsonaro por tirar máscara de criança

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) apresentou por meio de sua atual secretaria executiva, ANDI - Comunicação e Direitos, uma representação no Ministério Público Federal contra o Presidente da República, Jair Bolsonaro. No documento é apontada sua reprovação pela atitude de Bolsonaro de tirar a máscara de uma criança e ainda solicitar que outra criança tirasse a própria máscara em evento ocorrido na última semana no Rio Grande do Norte. ''É lamentável uma atitude dessa em um país que já perdeu mais de 500 mil cidadãos para a Covid-19 e ocupa o segundo lugar entre as nações que mais perderam crianças de até oito anos para o vírus.'', assinala a nota da RNPI. Foi lembrado também que, em 2021, será marcado o trigésimo primeiro aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e essa atitude representa uma clara violação às leis de proteção dos direitos das crianças e adolescentes assegurados pelo Estatuto. 

Leia aqui o documento na íntegra

>Infraestrutura da Educação Infantil no Brasil

A Rede Nacional Primeira Infância - RNPI e a ANDI Comunicação e Direitos promoveu o webinário "Observa: Educação Infantil em Foco", no qual apresentou os dados mais recentes da plataforma Observa— Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, a partir do Censo Escolar da Educação Básica 2020. O primeiro painel "Infraestrutura Escolar na Educação Infantil" analisou as condições estruturais de creches e pré-escolas no Brasil, a partir de indicadores como recursos de acessibilidade. Acesse aqui

>Por que o ensino domiciliar não pode ser aprovado no Brasil?

A regulamentação do ensino domiciliar no Brasil está em discussão na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a prática irá permitir que a educação básica seja oferecida em casa, sob a responsabilidade exclusiva de famílias e tutores. Em meio à crise sanitária e humanitária em decorrência da pandemia de Covid-19, e diante de todos os desafios educacionais que foram acentuados nesse período. Confira mais aqui

>MIMUS promove debates sobre múltiplas infâncias

Vem aí o MIMUS: Múltiplas Infâncias, Múltiplos Saberes, de 6 a 10 de julho, totalmente on-line e gratuito. Em cinco dias de programação intensa, com filmes e debates sobre a infância e desenvolvimento das crianças pequenas em povos indígenas, quilombolas, de terreiros  - comunidades que vivenciam religiões de matriz africana, grupos rurais e espaços periféricos. Durante o evento, que será transmitido pelo canal de YouTube da Usina da Imaginação, serão lançados documentários curtas-metragens da série Primeira Infância Indígena. Veja mais aqui

>A experiência brasileira da primeira infância no Judiciário

Progressos registrados no Brasil no que se refere ao ordenamento jurídico, às políticas públicas e à atuação do Poder Judiciário com relação à garantia dos direitos das crianças na primeira infância têm chamado a atenção da comunidade internacional. Reconhecendo a relevância dessas iniciativas e seu potencial em inspirar transformações no contexto de outras nações. Leia mais aqui

Curtinhas

>A cada mês o Avisa Lá disponibiliza em seu site uma edição da Revista Avisa Lá, de forma integral e gratuita. A Revista dá visibilidade a boas práticas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, primeiros anos, sendo um material diferenciado na formação dos profissionais. Clique aqui e confira

>Você conhece a seção DIVERSA na pandemia? Essa seção faz parte do portal DIVERSA e reúne conteúdos sobre educação inclusiva durante a implementação de estratégias de contenção da covid-19 em todo o mundo. Confira algumas postagens do DIVERSA na pandemia

>A cartilha “Como Agentes Comunitários de Saúde e Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) podem apoiar as gestantes e puérperas no contexto da covid-19?” tem como objetivo fortalecer as ações de orientação e a identificação de sinais de alerta relacionados a covid-19, em gestantes e puérperas. A publicação traz dicas de prevenção e destaca a importância de as gestantes procurarem atendimento na rede de saúde já nos primeiros sintomas, de preferência onde realizam o acompanhamento pré-natal. Acesse a cartilha aqui

>Crianças do Grande Mucuripe participaram da oficina - Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe, sobre direito à cidade e ao meio ambiente. As oficinas são uma iniciativa da Ação Olhares Eco Protetores, que integra o Projeto Primeira Infância é Prioridade, realizado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e ANDI Comunicação e Direitos, em parceria com o IFAN. Saiba mais sobre o encontro aqui

>O Núcleo Ciência Pela Infância lançou uma nova publicação: "Caminhos e Aprendizados para Iniciativas Focadas na Primeira Infância". O material traz dicas e outras informações valiosas para apoiar o desenvolvimento e a implementação de iniciativas de inovação voltadas à melhoria da qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos de idade. Ele está disponível para download aqui

>No novo informe do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, Cristina Porto discute a importância de escutar as crianças,contribuindo para os debates e ações relacionados às crianças de 0-5 anos e suas famílias em duas comunidades. O foco é desenvolver parcerias para estimular a educação na Primeira Infância com base nos princípios de inclusão e participação. Se liga na Rocinha! E no Jardim Catarina também! Informe 2 no ar!

>Confira o bate-papo, que marcou o lançamento da publicação "Caminhos e Aprendizados para Iniciativas Focadas na Primeira Infância". O encontro reúne dicas, pontos de atenção, estratégias testadas sobre o planejamento e gestão, recrutamento e engajamento de participantes, avaliação e técnicas de comunicação para iniciativas de inovação focadas na melhoria da qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos de idade. Assista aqui o webinar

>O estudo, Primeiríssima Infância – Interações na Pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19, foi idealizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com o objetivo de investigar como a chegada do novo coronavírus afetou as dinâmicas familiares de cuidado e desenvolvimento da criança pequena e a percepção de responsáveis sobre a relação com as crianças, no período de março a dezembro de 2020. O resultado dessa análise você confere aqui

>IFAN participou da formação do Grupo Técnico de Trabalho Microparques Urbanos em Fortaleza. O encontro aconteceu em continuidade às ações do Projeto Planos Primeira Infância (realizado pelo IFAN em parceria com Rede Urban95 e Instituto Cidades Sustentáveis) e foi uma oportunidade para o Instituto compartilhar experiências que vem realizando na capital cearense por meio de projetos que se dedicam à Primeira Infância. Saiba mais aqui

>Aconteceu, no dia 10 de junho, o seminário internacional "Women, Young Children and COVID-19: Stories from Brazil, Eswatini, Palestine and South Africa". Além do Brasil, também foram apresentados dados e histórias referentes aos impactos da COVID-19 em Essuatíni, Palestina e África do Sul. Saiba mais sobre o evento clicando aqui

>Você já deu uma conferida no Blog Avisa Lá? Nele é posspivel encontrar publicações sobre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, vídeos e divulgação de eventos na área. Pois não deixe de visitar! Clique aqui para acessar

Agenda