Boletim Interno RNPI | Edição 11 | Mês de dezembro de 2022

2ª Assembleia Geral Ordinária da RNPI 2022 – 05 e 06/12/2022

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou na noite do dia 05 e 06 de dezembro de 2022 a 2ª Assembleia Geral Ordinária da RNPI em 2022. A 2ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Nacional da Primeira Infância do ano de 2022 (2ª AGO-RNPI 2022) aconteceu no formato híbrido, tendo parte do Grupo Diretivo (GD) e da Secretaria Executiva da Rede (SE/UNCME-RNPI) presente fisicamente e outra virtualmente através do link https://meet.google.com/wkv-rbxg-bgo. A Assembleia começou com a acolhida realizada pelo Coordenador de Comunicação, Luís Cipriano.

Leia mais

MOMENTOS FORMATIVOS RNPI – O DESAFIO NA GARANTIA DOS DIREITOS

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou na noite do dia 30 de novembro de 2022 mais um momento formativo (clique para assistir). Nesta oportunidade a Coordenadora de Articulação e Mobilização da Rede, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, mediou a temática deste último encontro intitulado “O Desafio na garantia dos Direitos”. Os convidados para refletir sobre o tema são o Sr. Djan Moreira, Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Piauí e a Sra. Cínthia Sarinho, Analista de Projetos no LED/Fundação Roberto Marinho. Leia mais

Quatro novos membros e três novos amigos/amigas se juntam ao time na defesa das infâncias

Hoje é mais um dia de comemoração na RNPI em 2022, pois quatro novos membros e três novos ami-gos/amigas se juntam ao time na defesa das infâncias. Sejam bem vindos/vindas!!!!! Novos Membros: 1.Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento – CINTERCOOP 2.Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais 3.Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida 4. Instituto de Arquitetos do Brasil, com sede em Brasília – DF Novos amigos/amigas: 1. Liliane Mendes Penello 2. Marcos Kleyton Antunes Bezerra 3.Fernanda Eugênia dos Santos Leia na íntegra

Curtinhas

REDE PRIMEIRA INFÂNCIA DE MINAS GERAIS. Com muita alegria, comunicamos mais um passo da Rede Primeira Infância de Minas Gerais. A REPI-MG, em assembleia realizada de forma virtual, ontem (30/11), escolheu as organizações, coletivos e movimentos que irão compor a Secretaria Executiva e o Grupo Gestor, além da aprovação do Regimento Interno. Leia na íntegra.

EDUCADORA DISTRIBUI BONECAS NEGRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, 56,1% da população brasileira é negra (pretos e pardos). Mas esses números refletem a possibi-lidade de crianças se verem em brinquedos que têm a sua cor? Para tentar resolver essa questão, a historiadora e empreendedora Jaciana Melquiades criou a empresa social “Era uma vez o mundo”, em que bonecas negras permitem às crianças acessa-rem uma formação social cidadã, antirracista e representativa. Leia na íntegra.

DO PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA DE TERESINA. Este documento consiste no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) do município de Teresina/PI para o período de 2022 a 2032. É uma sistematização da revisão do primeiro PMPI de Teresina – 2016 a 20261 , alicerçada em documentos internacionais e na legislação brasileira, que demonstram a importância, para toda a vida, do desenvolvimento integral na primeira infância. O Plano que aqui apresentamos se baseia na consolidação recente do conhecimento de que é nessa etapa da vida que se deve intervir para assegurar oportunidades iguais a todas e todos e, com isso, aumentar as possibilidades de ruptura do ciclo de pobreza, das situações de vulnerabilidade e da violência. Leia na íntegra.

ABERTURA - SEMINÁRIO CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. Assista aqui.

Agenda