20 de abril de 2022

1ª Assembleia Ordinária Virtual da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI Gestão 2022-2024)

Nos dias 18 e 19 de abril de 2022 ocorreu a 1ª Assembleia Ordinária Virtual da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI Gestão 2022-2024). O evento foi organizado pela Secretaria Executiva (SE) coordenada pela UNCME-PE. Como o evento foi organizado e realizado de forma híbrida, na sede da SE estavam presentes Cida Freire, Manuel Messias, Vaneska Melo, Solidade Menezes, Carminha Germano, Luís Cipriano, João Vitor, Arthur Lopes, Ellen Souza, Maria Yale, Lucicleide e de forma digital Leonara Piran, Fabiane Bitello Pedro, Alessandra Pedroso, Charles Santos e Vital Didonet.

No primeiro dia tivemos a especial participação do Presidente da UNCME Nacional, Conselheiro Manoel Humberto Gonzaga Lima, e do Coordenador Estadual da UNCME-PE, Conselheiro Manuel Messias, que deram as boas-vindas a cada um e cada uma, bem como desejaram uma profícua assembleia.

Os membros e amigos da RNPI, dentre eles o Grupo Diretor, participaram da Assembleia. Todos foram acolhidos pela Coordenadora, Sra. Cida Freire, que conduziu os trabalhos. Na pauta estiveram presentes os trabalhos já realizados pela atual Gestão, o planejamento para o triênio e a troca de experiências das Redes Estaduais Primeira Infância e de instituições que compõe a RNPI. Então na manhã do dia 18 a Coordenadora Cida Freire apresentou o Relatório Técnico do primeiro trimestre da atual Gestão da SE/UNCME/RNPI. Neste consta a nossa Missão: Articular e mobilizar organizações, pessoas e meios de comunicação para garantir os direitos da criança na Primeira Infância. Este compromisso permeia todas as ações da Secretaria a partir do pressuposto que toda criança é sujeito de direito. Sendo assim, ocorreu o relato de indicadores foram criados, mobilização e articulação foram planejadas e executadas, bem como lives, reuniões e ingressos de novos membros à RNPI.

Outro ponto foi a apresentação do Relatório Financeiro do primeiro trimestre de 2022. Este foi exposto pela Vaneska Melo, de maneira detalhada o que já foi investido, os custos fixos e operacionais e o que é preciso captar para desenvolver as ações acerca da Primeira Infância. Além disso, mostrou as instituições e os valores que destinaram à RNPI, tanto para a atual Gestão como para a anterior em função de ações pendentes. Na sequência foi prestado conta do Recadastro 2022 dos membros que compõem a RNPI pela Leonara Piran.

Após as apresentações a Coordenação da Secretaria Executiva foi respondendo as perguntas e acolhendo as sugestões que os presentes foram lançando numa explosão de ideias. Cada ação proposta tinha o viés de ampliar a capilaridade das Redes, buscar as instituições que se afastaram da RNPI, fomentar a instituição de mais Redes Estaduais Primeira Infância (REPIs) e Redes Municipais Primeira Infância (RMPIs), articular ações junto aos candidatos em 2022 aos poderes executivo e legislativo, a nível estadual e nacional. Cada membro foi trazendo suas ideias, mas foi unanime o pedido que as ações sejam coletivas para fortalecer as demandas e o alcance dos objetivos.

Durante toda a tarde a Secretaria Executiva, por meio da Coordenadora Geral Cida Freire e da Coordenadora de Mobilização e Articulação Fabiane Bitello Pedro, realizou a apresentação do Plano Tático da SE/UNCME-GD-RNPI (Gestão 2022-2024). Cada ponto foi anunciado com todo cuidado e clareza para realmente demonstrar o empenho da Gestão 2022-2024 aos membros e amigos da RNPI. Cabe o destaque ao primeiro objetivo do Plano: Estruturar estratégia clara para os territórios e para o desenvolvimento das Redes Estaduais, Municipais e Distrital, esclarecendo sua relação institucional com a RNPI e mantendo o diálogo com redes internacionais. A SE juntamente com o Grupo Diretivo elaboraram estratégias e metas a serem alcançadas até o final do mandato, para que tenhamos até 2024 treze estados com REPIs. Ao total foram apresentados oitos objetivos com suas metas e estratégias.

Após foi aberto um tempo para perguntas, explanações e sugestões acerca do Plano Tático. Todas as falas foram acolhidas e as perguntas foram respondidas pela Coordenadora Cida Freire para elucidar as dúvidas e ampliar a visão do trabalho a ser realizado até 2024. Em regime de votação o Plano Tático foi aprovado por unanimidade.

No segundo e último dia da Assembleia, 19 de abril de 2022, os pontos da pauta foram elaborados para esperançar dias e ações melhores para nossas crianças. Assim, as acolhidas dos dois turnos foram musicais, uma trazendo reflexão do desenvolvimento das crianças e a da tarde oferendo um pouco mais de paciência e calma para os momentos conturbados que vivenciamos na contemporaneidade. No turno da manhã as REPIs expuseram um pouco dos seus trabalhos e a SE esclareceu que o plano da RNPI é mais que criar as redes estaduais, mas sim que a permanência e o engajamento sejam continuados.

REPI/BA – mostrou como as crianças pedem o básico para sobreviverem, serem felizes, pois pedem casa, escola, água, etc.
REPI/AL – apresentou as ações de 2021 e o planejamento para este ano.
REPI/PI – atua com os Conselhos de Educação e Defensoria do Estado.
REPI/MA – apresentou as fragilidades e as potencialidades da Rede.
REPI/CE – provocou que as Redes Estaduais precisam dialogar mais e aproveitar os programas de governo para expandir suas ações.
REPI/RN – destacou que os governos municipais precisam se engajar mais e para ampliar suas ações faz movimentos juntos a imprensa.
REPI/PA – esta foi instituída em 2022 e assim tem muitas expectativas para a elaboração dos Planos, Estadual e Municipais.
REPI/PE – atua para fazer valer os direitos das crianças.

A Coordenadora Adjunta, Solidade, destacou que os relatos das REPIs fortalecem a RNPI, bem como a Coordenadora de Mobilização e Articulação, Fabiane Bitello Pedro, enalteceu a partilha, pois trouxe que estes momentos revigoram a caminhada.
Na parte da tarde a condução dos trabalhos ficou a cargo do Coordenador de Comunicação e Mídias, Luís Cipriano. Momento em que dez entidades membros da RNPI apresentaram seus trabalhos.

Agenda 227 – atua com temáticas ligadas às crianças e adolescentes junto aos poderes executivos e legislativos. As ações serão reforçadas no processo eleitoral deste ano.
CIESPI – desenvolve pesquisa sobre Educação Infantil em situação de vulnerabilidade social para a inclusão de fato. É um grupo de pesquisa ligado à PUC-Rio.
CEIIAS – luta pelo direito à saúde de crianças e adolescentes desde a amamentação. Destacou que as redes sociais/telas/sites devem proteger a infância.
Instituto Viva Infância – ações interdisciplinares para a saúde física e mental das crianças e de suas famílias, bem com para a preservação da cultura da infância.
IPA Brasil – sua missão é proteger o direito a brincar livre como essencial para o desenvolvimento humano e humanizado. Desenvolve cursos de capacitação para adultos, famílias e gestores públicos.
Eu Me Protejo – projeto de proteção contra violência doméstica e abuso sexual. Atua com as Câmaras, Senado, OAB, Tribunal de Justiça, etc. Destacou que a pobreza é uma forma de violência.
ABBri – realiza cursos de capacitação de brinquedista. Defende o brincar livre e seguro em qualquer espaço. Trouxe que é preciso redescobrir brincar e isso gera muita saúde.
NECA – atua com crianças e a adolescentes que estão em acolhimento institucional, mas lutam para o acolhimento familiar.
CREN – destacou que a fome é uma violência e faz a busca ativa das crianças para que tenham seus direitos garantidos.
MIEIB – atua com a legislação para a Primeira Infância, mas estão ampliando para os adolescentes.

Para encerrar o momento foi aprovada uma Assembleia Extraordinária antes das eleições deste ano. O intuito é organizações coletivas e colaborativas juntos aos candidatos para que a Primeira Infância seja pauta de campanha e de atuação dos que forem eleitos. Urge ações que visem um futuro melhor para as crianças de nosso imenso Brasil. Para isso as ações devem ocorrer no tempo presente, pois somos os responsáveis por ouvir as crianças, planejar e executar façanhas que sirvam de exemplo para esta e as próximas gerações.

Nos acompanhe em nossas Redes Sociais e venha fazer parte desta Rede!

Clique aqui para ver fotos da assembleia

voltar