05 de fevereiro de 2013

Vivenda da Criança é novamente escolhida pelo Unicef para desenvolver projeto de aprendizagem no Brasil

A Associação Beneficente Vivenda da Criança foi eleita, pela segunda vez, pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência, por meio do Projeto Raízes do Futuro, como uma das cinco instituições do estado de São Paulo para desenvolver o projeto de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A parceira foi inicialmente estabelecida no Brasil em 2008, com o desenvolvimento do projeto Multiplicador Jovem Aprendiz, que resultou na capacitação de 950 jovens para ingressar no mundo do trabalho. Destes, 460 foram contratados como jovens aprendizes ou em outras posições no mercado e 25 iniciaram seu próprio negócio. Na que acontecerá até 2014, o objetivo é promover a empregabilidade de adolescentes e jovens que vivem em comunidades populares na cidade de São Paulo. Os participantes do projeto terão a oportunidade de refletir sobre suas competências e aprimorá-las. Para isso, serão realizadas atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências em três eixos: competências para a vida, empregabilidade e competências familiares. Ao final do período, o projeto deverá ter:

• 500 jovens com repertório ampliado de habilidades específicas que lhes permitirão fazer escolhas qualificadas no mundo do trabalho e na vida;

• 250 desses jovens apoiados para elaboração do seu Portfólio de Competências;

• 15 tutores capacitados para dar apoio aos jovens na elaboração do Portfólio de Competências;

• 5 ONGs parceiras capacitadas para implementar tecnologia social oferecida pelo projeto.

Projeto Oportunidades

O Projeto Oportunidades, desenvolvido pela Vivenda da Criança, prepara os jovens de acordo com a Lei do Jovem Aprendiz (nº 10.097), que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. A Vivenda da Criança foi recomendada pelo UNICEF para formar e capacitar jovens. Os cursos de assistente administrativo e informática, que fazem parte dos módulos do curso preparatório da aprendizagem, contam com a chancela do SENAI. Empresas de todos os portes, incluindo micros e pequenas, podem contratar os jovens capacitados pela Vivenda da Criança. Para isso, basta entrar em contato por meio dos telefones 5920-8492 e 5921-7706 (ramal 106).

Rede de Amigos

A Vivenda da Criança ainda acaba de criar a Rede de Amigos, cujo objetivo é manter e melhorar o atendimento a mais de quatro mil pessoas na região da subprefeitura de Parelheiros, a mais carente de São Paulo. Para ajudar é só entrar em contato com a instituição e escolher a quantia da doação, que varia de 10,00 a 50,00.

Sobre a Vivenda da Criança – Fundada em 1989, a Associação Beneficente Vivenda da Criança atende mensalmente mais de quatro mil pessoas carentes na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, uma das áreas mais pobres da periferia do município. São mais de mil m² de área construída e um extenso espaço verde com cerca de 6.700m², com jardim arborizado, horta e pomar. Para atender de forma cada vez mais eficiente às famílias inteiras, a Associação conta com os serviços de experientes profissionais em iniciativas sociais e oferece projetos como o SASF – Serviço de Assistência Social à Família, o CCA – Centro da Criança e do Adolescente, o Projeto Oportunidade (Jovem Aprendiz) e Oficinas de Centros Profissionalizantes.

Informações SEGS

voltar