26 de outubro de 2012

Fortalecimento da Rede: REPI de Alagoas ganha adesão de 29 instituições

A Rede Estadual da Primeira Infância (REPI) em Alagoas ganhou a parceira de 29 novas instituições. Cláudio Soriano, superintendente de políticas públicas para a criança e o adolescente e presidente do CEDCA, destaca que as parcerias são fundamentais para a implemetação dos Planos Municipais pela Primeira Infância, tendo como referência o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) aprovado no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), o PNPI sistematiza diretrizes gerais, objetivos e metas que o país deverá cumprir para que os direitos da criança com até seis anos de idade afirmados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Maria Thereza Marcílio, coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI, avalia como um importante passo para o enraizamento da Rede nos  diversos recantos do nosso país, aproximando-se da realidade local onde as crianças vivem, crescem e têm ou não os seus direitos garantidos. ‘É lá (nos municípios) onde precisamos atuar mais fortemente para que elas tenham todas as oportunidades de se desenvolverem plenamente e com isso termos um país mais justo e solidário’.

A coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI explica que a região nordeste do país tem crescido significativamente nos últimos anos, mas ainda apresenta indicadores sofríveis no que diz respeito à atenção integral e integrada à criança de 0 a 6 anos. ‘É muito significativo a articulação de tantas e tão diversas organizações para formar uma Rede que tem como missão a defesa e garantia dos direitos daquelas crianças. Somos agora quatro Redes estaduais no Nordeste, viva”.

Passos para entrar na rede

Fazem parte da Rede Nacional Primeira Infância  organizações governamentais, não governamentais (ONG), organismos especializados, programas e fundos das Nações Unidas e organizações do setor empresarial e outras redes que atuem com exclusividade ou contemplem entre seus objetivos a primeira infância.

Para ingressar na RNPI é fácil: basta a Organização encaminhar pedido ou ser apresentada por uma organização membro à Secretaria Executiva. A indicação ou o pedido é submetido aos membros da RNPI com um pequeno resumo da instituição e indicando em que áreas podem contribuir para fortalecer a Rede. Entre na página da RNPI e saiba mais.

Informações da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI) em Alagoas

 

voltar