21 de junho de 2012

IFAN realiza Curso com capacitações sobre a primeira infância pelo Programa da Prevenção da Negligência na Infância Urbana

O Instituto da Infância – IFAN, através do Programa da Prevenção da Negligência na Infância Urbana, está promovendo no SESC Emiliano Queiroz, a Capacitação dos atores Públicos de defesa dos direitos da criança (Conselheiros Tutelares e suplentes, Educadores Sociais, Coordenadores de Programas e de projetos) da Secretaria de Direitos Humanos do Município de Fortaleza na temática da Primeira Infância. A primeira roda da de capacitações aconteceram nos dias 14 e 15 de junho e as próximas serão realizadas nos dias 21 e 22 de junho, reunindo aproximadamente 120 profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança na cidade de Fortaleza.

O curso tem como objetivo sensibilizar atores públicos de defesa dos direitos da criança da Secretaria de Direitos Humanos do Município de Fortaleza na temática da Primeira Infância com foco na prevenção da negligência infantil. A metodologia utilizada no curso irá articular estratégias educacionais para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e possam contribuir para um olhar especial para primeira infância da cidade de Fortaleza.

No primeiro dia de evento, as apresentações, debates, vídeos e discussões tiveram como temáticas o conceito de infâncias, a participação infantil, competência familiar e violência-negligência. A programação completa dos primeiros módulos do curso está disponível no site do Instituto da Infância.

O Programa de Prevenção da Negligência Infantil na Infância Urbana é desenvolvido pelo Instituto da Infância em parceria com a Bernard van Leer Foundation e tem como objetivo construir uma rede de apoio comunitário de prevenção da negligência familiar atendendo crianças pobres do meio urbano (0-8 anos de idade) na Região Metropolitana de Fortaleza (Ceará, Brasil).

 

Por: Daniel Silva (IFAN)

voltar