03 de outubro de 2011

Voz e Vez da Criança

Mais de 120 crianças discutiram proposta de cultura para infância, em evento com a participação de especialistas como a renomada Lydia Hortélio

 

No dia 02 de outubro, domingo, mais de 120 crianças de 07 a 12 anos estiveram reunidas, mas não apenas para brincar. Desta vez, o assunto foi sério – mesmo que tratado de maneira lúdica e divertida! Na Pré-Conferência Setorial de Cultura para a Infância – Voz e Vez da Criança, elas conversaram, discutiram e elaboraram propostas que contemplaram seus desejos e necessidades em relação à cultura. Através deste evento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia coletou propostas de crianças de diversas instituições públicas, privadas, Ongs e sociedade civil, inclusive de sem-terrinhas, que vieram a Salvador especialmente para este encontro, representando crianças da zona rural. Juntas, elas vão contribuir com a elaboração do Plano Estadual de Cultura, que agora passa a dar atenção especial também a estes pequenos cidadãos.

A iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é capitaneada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, que cuida de políticas de cultura geracionais (como infância, juventude e 3ª idade) e aconteceu durante toda a manhã por iniciativa da única biblioteca infantil do estado, a Monteiro Lobato (no bairro de Nazaré), vinculada à Fundação Pedro Calmon/SECULT. Mas o evento contou também com o apoio de profissionais e especialistas em infância de outras instituições. A abertura, por exemplo, foi realizada pela pesquisadora Lydia Hortélio, uma das mais respeitadas especialistas em cultura para a infância do Brasil, e de Maria Eugênia Millet, da Ong CRIA. “A experiência cultural estética na infância tem grande importância na formação do cidadão. Se quisermos verdadeiramente fazer justiça às crianças, teremos que desafiá-las em sua graça e poder, através de sua própria cultura”, afirmou Lydia.

Para a Diretora da Monteiro Lobato, Rosane Rubim, que desde abril de 2009 está à frente das ações da biblioteca, a Pré-Conferência Setorial de Cultura para a Infância – Voz e Vez da Criança tem entre seus objetivos estimular a criação de novos espaços que valorizem a brincadeira, o convívio familiar e a cultura da infância. “É importantíssimo estimular a participação infantil na construção democrática de ações que diminuam a exposição das crianças aos riscos sociais presentes em suas comunidades, assim como valorizar o ato de brincar, que está diretamente relacionado à qualidade de vida das crianças, devendo ser resgatado como principal meta das políticas públicas para a infância”.

Após esta etapa, as propostas elaboradas pelas crianças serão sistematizadas e reunidas às proposições de especialistas da área, como arte-educadores, psicólogos, pedagogos, professores de diversas linguagens artísticas, que antes deste evento estiveram reunidos para discutir o tema cultura da infância.

 

Fonte: SECULT

voltar