09 de junho de 2011

Aconteceu na Bahia o “Vamos Brincar na Praça” celebrando a Semana Mundial do Brincar e o curso “Agentes do Brincar”, promovidos pela CBA

Vamos Brincar na Praça


Na Semana Mundial do Brincar a CBA, em parceria com a Aliança Pela Infância, realizou o evento “Vamos Brincar na Praça”.

– No dia 24/05 no Caji, em Lauro de Freitas, aconteceu a oficina de produção de brinquedos com material reciclado. Foram produzidos numa gincana cooperativa: pé de lata, boliche com garrafa pet, bilboquês, petbol e com alegria uma divertida roda de brincadeiras fechou a tarde com direito ao “test-drive” dos brinquedos confeccionados pela garotada.

– No dia 25/05, no Zoológico, foi a vez de reunir as crianças do IBCM e Projeto Salva Dor para se divertirem com as brincadeiras  (roda, pular corda, passar no túnel, andar de perna de pau, se equilibrar na corda,  subir no coqueiro, depois  deitar e rolar na grama). O evento contou com 50 crianças, jovens e adultos que também entraram nas brincadeiras.

– No dia 27/05 a Escola Casa da Mata em Mata de São João abriu as portas e sediou um Vamos Brincar na Praça recebendo numa movimentada e alegre tarde de brincadeiras, as crianças da escola e também crianças e jovens da Rede Municipal. O Evento contou com um público de 60 pessoas que aproveitou para participar da economia solidária  do Bazar-brechó promovido pela AEI (Casa da Mata), da oficina de produção de enfeites juninos, corrida de saco, brincadeira de elástico, pé na bola, equilíbrio na corda e apreciaram uma bela história da época do outono.

– No dia 28/05, no Parque da Cidade, o evento Vamos Brincar na Praça iniciou com uma produção de cartazes para divulgar as brincadeiras, depois o jogo bola do tigre, ovo frito, petbol, bilboquê, perna de pau, biriba no cesto, elástico, corda e uma triunfal corrida de saco.

 

Agentes do Brincar

A CBA, Núcleo Salva Dor da Aliança Pela Infância em parceria com a Associação Repartir e a AEI – Associação Educacional Imbassaí realizaram a primeira turma do segundo módulo da Oficina de Qualificação de Agentes do Brincar no dia 04/06 na sede da Associação Repartir. A oficina  aconteceu de forma lúdica com brincadeiras e sensibilização dos participantes e nas plenárias foram tratados temas como: o brincar; o desenvolvimento infantil  do nascimento aos sete anos; as conquistas e aquisições da criança no primeiro setênio: andar ereto, falar e pensar, o ritmo, imitação e inteligência; prática ajudando na formação de hábitos e desenvolvimento corporal da criança; e prontidão escolar: respeitando o tempo para a criança amadurecer e assim ingressar no Ensino Fundamental.

voltar