19 de outubro de 2016

“Abordagem Pikler – educação infantil” reúne artigos sobre método de vínculo para pais e educadores

Abordagem Pikler – educação infantil é um dos primeiros títulos em português sobre o método desenvolvido pela médica húngara Emmi Pikler, que vem atraindo cada dia mais o interesse de pais e educadores para essa abordagem que dá à criança o vínculo e ao mesmo tempo a independência de que ela necessita para se desenvolver em plenitude. O livro contém artigos de Ana Tardos, filha de Emmi, e de Judit Falk, a maior colaboradora da pediatra durante anos. Foi traduzido pela Rede Pikler Brasil, que contém profissionais da primeira infância e promove grupos de estudo para o aprofundamento da abordagem, bem como responde pela sua divulgação no país.

Sobre a Abordagem Pikler

Com o objetivo de acolher crianças que tinham sido separadas de seus pais durante a Segunda Guerra Mundial, a médica húngara Emmi Pikler fundou um abrigo, na cidade de Budapeste, em 1946. Mais de 4 mil meninos e meninas passaram pelo Instituto Emmi Pikler-Lóczy e, ao acompanhar seus desenvolvimentos, constatou-se algo interessante: nenhuma delas detinha sinais de hospitalismo, como: apatia, falta de interesse pelo mundo exterior, atrasos no desenvolvimento afetivo, intelectual e/ou motor – que são naturais em casos de internamento prolongado em hospitais ou abrigos onde não é construído um vínculo afetivo. Ao contrário, as crianças do Instituto chamavam a atenção pelo desembaraço, segurança, alegria, confiança no adulto e bom desenvolvimento emocional.

Um ambiente que permita o desenvolvimento pleno das capacidades motoras e uma relação intersubjetiva estável e afetivamente rica entre o educador e a criança, são a justificativa para o resultado positivo visto anteriormente. Estes são os pilares que fundamentam a Abordagem Pikler e podem ser vistos com mais clareza no livro indicado a pais e educadores de crianças com até três anos de idade, que tem sido utilizado em escolas no mundo todo e também passa a integrar os lares, por aliar sabedoria e simplicidade.

Mais sobre o livro: http://www.culturadapaz.com.br/abordagem-pikler-lancamento/

Educar criança de 0 a 3 anos exige sensibilidade e delicadeza: http://www.culturadapaz.com.br/educar-crianca-de-0-a-3-anos-exige-sensibilidade-e-delicadeza/

 

Título: Abordagem Pikler – educação infantil

Organização: Judit Falk

Editora: Editora e Livraria Omnisciência

Edição: 1ª

Ano: 2016

Número de páginas: 79

Valor: 38 reais

ISBN: 978-85-61190-14-9

(Informações: Omnisciência)

voltar