23 de maio de 2012

Aliança pela Infância promove terceira Semana Mundial do Brincar 2012

O evento é realizado entre os dias 20 e 27 maio e conta com seleta programação por todo o País

 

São Paulo terá atividades em mais de 50 locais diferentes

A Aliança pela Infância promove, entre os dias 20 e 27 maio de 2012, a 3ª edição da Semana Mundial do Brincar, com o objetivo de ressaltar a importância no desenvolvimento da criança da brincadeira livre e com fim em si mesma.

Em todo o Brasil, serão realizadas ações nas cidades onde a Aliança possui núcleos de atuação. A programação inclui brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, contação de histórias, atividades circenses e manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos.

Em São Paulo, a Semana Mundial do Brincar acontecerá em dezenas de locais, entre parques públicos, escolas, ONGs, espaços culturais, bibliotecas municipais. Clique aqui para ver a programação em todo o Brasil!

 

O que é Aliança

A Aliança pela Infância é uma rede que estimula a reflexão e a ação em torno da infância. Para a Aliança, a infância é a base fundamental para a vida do ser humano. A rede surgiu em 1998, na Inglaterra, a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios. No Brasil, seu trabalho surgiu em 2001, em São Paulo. Hoje são 20 núcleos pelo país.

 

Parceiros

A Aliança pela Infância conta com um importante grupo de parceiros para realizar a Semana Mundial do Brincar:

– Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ)

– Campanha Nacional pelo Direto a Educação

– Instituto Goethe

– Instituto C&A

– Instituto Alana

– Instituto Brincante

– Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP)

– Instituto Sidarta

– Instituto Visão Futuro

– Instituto Zero a Seis

– Organização Mundial para a Educação Pré Escolar (OMEP/BR/SP)

– Centro Universitário Ítalo Brasileiro

– Associação Comunitária Monte Azul

– Associação Comunitária Micael (ACOMI)

– Associação de Moradores dos Vilas de São Francisco (AMOVILAS)

– Centro Educacional Infantil Luz e Lápis

– Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN)

– Criança Segura

– Federação de Bandeirantes

– Associação Palas Athenas

– Associação da Aldeira de Carapicuíba (OCA)

 

As atividades oferecidas são gratuitas e voltadas para crianças de 3 a 12 anos. Mais informações podem ser obtidas no site da Aliança pela Infância.

 

Sobre a Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância é uma rede social fundada em 1997, na Inglaterra, pelo educador Christopher Clouder, que hoje ocupa uma cadeira no Conselho pela Infância na Comunidade Européia e tem atuação permanente na disseminação dos temas relacionados à infância e, mais recentemente, na abordagem das questões do impacto da exposição das crianças à programação televisiva. Esses princípios pela defesa dos interesses das crianças norteiam as atividades da rede social presente em 20 países.

No Brasil, a Aliança foi fundada em 2001 por um grupo de pessoas lideradas por duas pedagogas, referências no trabalho dirigido à criança e à educação: Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul, conhecida pela disseminação da pedagogia Waldorf entre as comunidades de vulnerabilidade social; e Adriana Friedman, antropóloga e especializada no brincar e coordenadora do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento e autora de vários livros sobre a infância.

Com o compromisso de promover ações efetivas na construção de uma infância digna, a Aliança no Brasil elaborou estratégias focadas em conscientizar pais e profissionais, por meio dos seus sete pilares: comunicação, publicações, formação, pesquisa, mobilização e políticas públicas. Os temas abordados são: artes; educação; saúde e nutrição; cultura de paz; brincar; espaços públicos; consumo; mídia e tecnologia; cidadania.

 

Acesse o site AQUI.

 

Por: Andressa Pellanda (aliança pelaInfância)

voltar