01 de junho de 2021

ANDI diploma novos Jornalistas Amigos da Criança

Na última quinta-feira (27) a ANDI-Comunicação e Direitos diplomou 22 novos Jornalistas Amigos da Criança. Criado em 1997, o projeto já reconheceu quase 400 profissionais. A escolha inicialmente era baseada no posicionamento ético e elaboração de matérias com incidência direta na promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência. Desde 2012, jornalistas que se destacam também na cobertura da agenda dos direitos humanos e com capacidade para incidir na agenda nacional também são agraciados. O projeto tem o patrocínio da Petrobras. 

O projeto acabou de ganhar uma nova logomarca. Ela representa essa mudança percebida pela instituição: cada vez mais jornalistas mulheres têm se destacado na cobertura da infância e adolescência no Brasil. Nessa edição, dos 22 jornalistas diplomados, 19 são mulheres. A nova logo, criada pela designer Luisa Melo, continua seguindo o princípio do projeto: a criança é sempre prioridade. E por isso a jornalista está na mesma altura da criança para entrevista-la.  

Uma vez diplomado, o Jaca, como é carinhosamente chamado, passa a contar com um amplo trabalho de suporte oferecido pela ANDI e organizações parceiras na defesa dos direitos infanto-juvenis como a produção e atualização de bancos de fontes, bolsas para reportagens especiais, produção de guias de cobertura jornalística, oficinas de qualificação e apoio na produção de pautas. O projeto foi criado para qualificar a cobertura jornalística sobre questões ligadas à infância e aumentar a visibilidade sobre o tema na imprensa brasileira.  

Para a gestora do Portal Lunetas, diplomada na ocasião, o momento não poderia ser mais oportuno: “Tornar-se uma JACA em um momento de descredibilidade da atividade jornalística, foi uma enorme alegria, e um reconhecimento do trabalho que fazemos?em disseminar informações verdadeiras, contar histórias e provocar reflexões sobre as múltiplas infâncias do Brasil.?É uma honra fazer parte desta rede incrível”.  

No evento de diplomação, realizado em formato online, o Jornalista Amigo da Criança e repórter da Rede Globo Marcelo Canellas fez uma fala inspiradora sobre a responsabilidade de ser um Jaca e os desafios enfrentados na cobertura da criança e do adolescente no Brasil. Principalmente nos dias atuais onde a população convive com uma grande quantidade de fake news e com um cenário econômico e social muito adversos.  

A diplomação foi muito emocionante, com a fala destemida do Marcelo Canelas, cobrando ações do poder público no atendimento às necessidades das crianças e suas famílias. Sempre sonhei em ser uma jornalista amiga da criança. Me sinto honrada em fazer parte desse grupo e assumir esse compromisso, ainda mais urgente em um contexto de crianças e famílias passando tantas dificuldades, sem acesso a direitos básicos como alimentação adequada e saudável, educação e saúde”, afirmou Rosa Mattos, diplomada Jornalista Amiga da Criança.  

Essa edição de diplomação de jornalistas Amigos da Criança ocorre no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade da Rede Nacional Primeira Infância com patrocínio da Petrobras.  

Conheça os Jornalistas Amigos da Criança 2021 

Agostinho Vieira (Portal Colabora) 

Alice de Souza (colaboradora da Agência Retruco e do Portal Lunetas) 

Ana Carolina Moreno (Globo) 

Ana Maria Nascimento (Freelancer) 

Anna Luiza Calixto (Youtuber 

Bruna Ribeiro (Blog Estadão) 

Camila Hoshino (Portal Lunetas) 

Cristine Galisa (Grupo RBS) 

Elida Oliveira (Portal G1) 

Erica Fraga (Folha de S.Paulo) 

Isabela Palhares (Folha de S.Paulo 

Juliana Doretto (Podcast Radinho BdF)

Leandro Barbosa (Metropoles) 

Maria Carolina Cristianini (Jornal Joca) 

Mariana Tokarnia (Agência Brasil) 

Marina Amaral (Agência Pública) 

Paula Bianchi (The Intercept) 

Pedro Trucão (SBT e Rádio Massa FM) 

Raquel de Paula (Portal Lunetas) 

Rosa Maria Mattos (ACT-Promoção da saúde) 

Rosângela Brito (Rádio Paraná) 

Sheila Calgaro (Portal Lunetas)  

voltar