18 de dezembro de 2020

ANDI promove oficina para radialistas do Sul do país

A ANDI e a RNPI realizaram, no dia 4 de dezembro, a Oficina “Sintonizados na Primeira Infância” para radialistas da região Sul do país. Parceria com PNUD Brasil, ONU Mulheres e Ministério da Cidadania, a iniciativa tem buscado capacitar radialistas na cobertura jornalística do tema da primeira infância.

A oficina contou com nomes importantes da área que apresentaram um panorama do tema da primeira infância no Brasil. A fala de abertura foi da advogada Ana Cláudia Cifali, do programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana, com a palestra “O que é a primeira infância”, com a conceituação geral do tema e a apresentação da legislação existente, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.

Em seguida, foi a vez da Assessora da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Maria Cícera Pinheiro, falar sobre o que o governo federal vem realizando em termos de programa para a área temática na região sul. Maria Cícera citou o programa Criança Feliz, que consiste em visitas domiciliares e atua de modo intersetorial com foco na integração das políticas públicas.

A terceira palestra foi da pedagoga Edimara Lima, diretora do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Edimara falou sobre a primeira infância no contexto da pandemia da covid19, e como muitas crianças estão vivendo uma realidade difícil de cerceamento de direitos e desigualdades. Ela, que é diretora pedagógica da Prima, contou a sua experiência na educação infantil e como muitas famílias estão desamparadas sem o apoio da pré-escola e das creches.

A quarta palestra teve como tema “Cuidados na Primeira Infância e o Empoderamento das Mulheres”, ministrada por Márcia Vasconcelos, consultora da ONU Mulheres e com mais de 20 anos de atuação em organizações não-governamentais e internacionais em temas relacionados à promoção da igualdade de gênero e raça. Márcia contou que pesquisas apontam que são as mulheres, em sua maioria, as responsáveis pelo cuidado das crianças e os trabalhos domésticos – e que isso é feito de maneira invisibilizada. E que transformar essa realidade passa também por ações do estado para empoderar e dar apoio a essas mulheres.

A última palestra da Oficina “Sintonizados na Primeira Infância – Radialistas do Sul” teve como tema “A infância na mídia”, e contou com a fala da jornalista Luciana Abade, coordenadora de Comunicação da ANDI e da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Luciana citou, por exemplo, indicadores de qualidade para uma reportagem jornalística sobre o tema da infância, como: fontes plurais e adequadas à pauta; texto além do factual; histórias de vida (respeitando graus de exposição e vulnerabilidade); dados e indicadores; legislação sobre o tema; e contexto histórico e referências.

PRÓXIMAS OFICINAS. A ANDI e a RNPI realizarão mais 3 oficinas para formação de radialistas no primeiro semestre de 2021. As datas serão divulgadas nos sites oficiais e redes sociais.

 

voltar