Campanha Cuidados com a Vida pretende diminuir mortes na primeira infância

Mais de 3 mil crianças morrem vítimas de acidentes no Brasil todo ano. Só em 2017, esse número chegou a 3.661. Desse total, mais de 50% das mortes corresponderam à faixa etária de 0 a 4 anos de idade. Ou seja, a cada 10 mortes de crianças de 0 a 14 anos, mais de 5 são de crianças de 0 a 4.

Dentre os acidentes que causam o maior número de óbitos destacam-se as sufocações, os afogamentos e os acidentes de trânsito. Outros acidentes que também deixam vítimas fatais são queimaduras, quedas, intoxicações, acidentes com armas de fogo, dentre outros.

Esses dados alarmantes trazem à tona a importância do cuidado com as crianças desde os primeiros anos de vida. De acordo com Vânia Schoemberner, gerente executiva da Criança Segura, “o olhar e a concepção sobre os acidentes precisam ser transformados, deixando de considerá-los como fatalidades que independem de nossas ações. Mais do que fatalidades, os acidentes são em sua maioria previsíveis e evitáveis”, explica. Diariamente, nove mortes de crianças podem ser evitadas no Brasil por meio de ações comprovadas de prevenção de acidentes.

Por isso, o olhar atento e cuidadoso na primeira infância é primordial para preservar a vida das crianças, tanto nessa fase da infância quanto nas outras. Cuidar das crianças é responsabilidade de toda a sociedade.

Diante desse cenário e aproveitando a instituição do Biênio da Primeira Infância do Brasil (2020-2021), a Criança Segura lança em março desse ano a campanha “Cuidados com a Vida”, com o foco na prevenção de acidentes com crianças de 0 a 4 anos de idade.

A campanha visa conscientizar gestantes, mães, pais e responsáveis sobre a importância de os cuidados com a segurança dos bebês fazerem parte de suas preocupações básicas desde o início da gestação. Uma vez que desde cedo existe essa preocupação em evitar os acidentes, a cultura do cuidado e da prevenção se estende por todas as outras fases da vida da criança colaborando com a diminuição do número de todos os tipos de acidentes.

Com um público-alvo composto por gestantes, mães e pais de bebês, pediatras, obstetras, enfermeiras de maternidades e de postos de saúde, berçaristas de escolas particulares, professoras de creches públicas e organizações da sociedade civíl, a campanha vai promover ações nos três eixos estratégicos de atuação da Criança Segura: Advocacy, Mobilização e Comunicação. Dentre as ações podemos destacar: Inserção da prevenção de acidentes com crianças nas agendas políticas; Promoção de cursos online sobre prevenção de acidentes; Lançamento de E-book sobre cuidados com os bebês; Distribuição de kit com materiais educativos sobre cuidados com o bebê para a Rede do Cuidar (rede de profissionais que atuam diretamente com gestantes, mães, pais, familiares e responsáveis por crianças pequenas); Postagem de conteúdo no site e nas redes sociais.

A campanha “Cuidados com a Vida” vai de março a outubro de 2020.

Fonte: Criança Segura

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.