20 de maio de 2020

Como as crianças devem utilizar a máscara facial de forma segura

Desde abril, o Ministério da Saúde recomenda que a população use máscaras faciais caseiras no combate à pandemia do Coronavírus. Elas têm sido muito importantes para diminuir o contágio do vírus entre as pessoas. Mas, e as crianças? Como elas devem usar as máscaras de forma segura?

Crianças com menos de 2 anos de idade não devem usar máscaras faciais devido aos riscos de sufocação. Ficar em casa e o distanciamento físico ainda são a melhor forma de todos se protegerem da Covid-19. Dentro de casa, o melhor a se fazer é lavar as mãos corretamente. Nesse ambiente, as crianças não precisam usar a máscara, exceto se houver algum familiar que tenha apresentado sintomas da Covid-19.

Caso haja necessidade de sair de casa, as crianças devem usar máscaras faciais em lugares onde não há como manter o distanciamento de 1,5 metros de outras pessoas, como: consultórios médicos, farmácias ou supermercados.

Qual a forma segura de as crianças acima de 2 anos de idade usarem a máscara facial? 

– As crianças devem sempre estar sob supervisão de um adulto ao utilizar a máscara;

– De forma alguma as crianças devem usar a máscara enquanto estiverem dormindo, seja na cama, berço, cadeirinha, carrinho, sofá, etc.;

– Ao transportar a criança de carro, na cadeirinha, se nele estiver apenas integrantes do núcleo de convívio familiar, não há necessidade de fazer uso da máscara;

– Caso o transporte seja em outro veículo, como de aplicativos de mobilidade, deve-se levar o dispositivo de retenção adequado da criança além de colocar a máscara e manter a supervisão a todo o momento;

E se a criança tiver medo de usar a máscara facial?

É compreensível que as crianças tenham medo de usar um revestimento sobre o rosto. Aqui vão algumas dicas para ajudar nessa adaptação:

– Use a máscara em casa para ajudar a criança a se acostumar;

– Coloque uma máscara facial no bicho de pelúcia favorito da criança;

– Decore as máscaras para que sejam mais personalizadas e divertidas;

– Mostre à criança fotos de outras crianças usando máscaras;

– Desenhe uma máscara no personagem favorito da criança;

– Para crianças menores de 3 anos, responda às perguntas na linguagem que elas possam entender. Se perguntarem por que as pessoas estão usando coberturas de rosto de pano, explique que às vezes as pessoas as usam quando estão doentes e, quando estão melhores, deixam de usá-las;

– Para crianças acima de 3 anos, tente se concentrar em germes. Alguns germes são bons e outros são ruins. Os maus podem deixá-la doente. Como nem sempre podemos dizer quais são boas ou ruins, os revestimentos de tecido ajudam a manter esses germes longe do seu corpo.

Qual a maneira correta de usar a máscara facial?

Para que as máscaras sejam eficientes, é preciso que cubram totalmente o nariz e a boca, sem deixar espaços nas laterais. É preciso lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos ou passar álcool em gel antes e depois de tocar na máscara, e sempre retirá-las pelos elásticos. Lave as máscaras de pano após cada uso.

Estamos passando por um momento delicado, em que os cuidados com as crianças devem ser redobrados para manter as crianças saudáveis e seguras. Além disso, devemos ter muita empatia com os pequenos, pois o cotidiano deles está muito diferente do que estavam habituados. Precisamos fazer nossa parte para achatar a curva de contágio da Covid-19. Juntos, somos parte da solução!

Fonte: Criança Segura

voltar