04 de maio de 2022

Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) participa do “Mateando com a UNCME-RS”

Na noite de 03 de maio de 2022, a Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Cida Freire, participou do segundo episódio do “Mateando com a UNCME-RS”. O evento é uma série de lives em que a entidade conversa com convidados e convidadas da área da defesa de direitos e, neste episódio, o tema central foi a Primeira Infância.

Os anfitriões da live foram Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora de Mobilização e Articulação da RNPI e Coordenadora Estadual daUNCME-RS, e Charles Santos, responsável pelas mídias dentro da Comunicação da Rede, o qual também foi o responsável pela transmissão no Youtube, canal TV UNCME-RS.

Na oportunidade, Cida Freire apresentou a RNPI e as ações que a Rede desenvolve nacionalmente em prol da Primeira Infância, trazendo reflexões sobre a realidade em que as crianças se encontram atualmente no cenário brasileiro. Falou sobre a importância da defesa, da garantia e da permanência dos direitos das crianças já conquistados, buscando dialogar e propor políticas públicas sem utilizar um olhar adultocêntrico, pois crianças não são adultos em miniaturas. As infâncias precisam ser defendidas e vividas na época certa, pois não há como passar pela infância duas vezes, nem recuperar uma infância não vivida.

A Primeira Infância é um campo de conhecimento, no sentido de entender o que é ser criança, ter infância e as culturas que permeiam esta fase da vida. Para tanto, é essencial a apropriação do Marco Legal pela Primeira Infância, ter informações das crianças do município, como e onde brincam, realizar estudos teóricos sobre o tema e organizar a legislação que defende os direitos das crianças. Estes são elementos fundantes para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMP), pois é por meio deste diagnóstico que as ações precisam estar embasadas.

Cida Freire abordou a necessidade da instituição das Redes da Primeira Infância, bem como a construção dos Planos pela Primeira Infância, tanto no âmbito Estadual como Municipal. Os Planos pela Primeira Infância buscam garantir e efetivar nos territórios um planejamento intersetorial em prol do desenvolvimento integral das crianças. Percebe-se a necessidade desse diálogo em todos os setores da sociedade, pois é neste espaço que as crianças estão. Então o trabalho intersetorial, não só se faz necessário, como será mais eficaz e terá mais êxito na implementação de ações efetivas.

Fabiane Bitello Pedro destacou que o PMPI não se restringe ao espaço da escola, mas um Plano territorial para proporcionar a todas as crianças experiências que as respeitem em sua inteireza. Para isso, destaca a importância de um trabalho intersetorial, que reúne forças de diferentes setores para construir um Plano Municipal como uma política prioritária. Agimos por um futuro melhor para as crianças atuando no presente!

Para quem não pode acompanhar a live, clique aqui para assistir .

 

Fonte: UNCME PE/RNPI

voltar