13 de outubro de 2014

Dilma Rousseff (PT) assina o Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança

A candidata foi a sétima presidenciável a firmar o compromisso da Fundação Abrinq – Save the Children

No domingo, 12 de outubro, Dia das Crianças, durante um evento oficial, a candidata à reeleição e presidente da República, Dilma Rousseff (PT), assinou o Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança, da Fundação Abrinq – Save the Children.

“Eu acredito que esse compromisso que eu assumi hoje com vocês não é um compromisso verbal, não é um compromisso teórico, nem tão pouco simbólico. Ele é um compromisso real, feito em cima de políticas concretas. Realizar isso, em qualquer país, é o seu futuro. Dar oportunidades iguais aos brasileirinhos e as brasileirinhas, acredito que isso é o princípio moral de um país”, afirmou Dilma após a assinatura do Termo.

A candidata admitiu que um dos maiores desafios a ser enfrentado nos próximos anos pelo país é a ampliação do número de vagas em creches. Segundo ela, para cada quatro crianças de zero a três anos que vivem no Brasil, apenas uma está matriculada nessa etapa de ensino. Para ela, uma das maneiras de aumentar o número de vagas é por meio da política de creches conveniadas. “É crucial, pois você combina o esforço da creche pública com as creches conveniadas para garantir e assegurar que de zero a três anos todas as crianças que as mães quiserem colocar nas creches possam ser matriculadas”, explicou Dilma.

Em seu discurso, a presidente elogiou, ainda, a proposta do Orçamento da Criança, que consta do Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança. “Achei uma proposta muito interessante registrar e identificar no orçamento tudo o que é gasto com a criança, porque são políticas que cortam inteiramente, de forma transversal, horizontal, as políticas sociais. Então, identificar o que é benefício da criança é muito importante”, destacou a candidata.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, destacou a importância da assinatura do Termo de Compromisso pela atual presidente da República. “Esse documento é um compromisso de continuidade de políticas fundamentais que estão salvando milhões de crianças em todo o Brasil, dando oportunidades para educação de qualidade, saúde de qualidade”, avaliou a ministra.

Para a gerente executiva de programas e projetos da Fundação Abrinq, Denise Cesario, o comprometimento de mais um candidato à presidência da República é um grande feito da Fundação Abrinq. “É importante compromissarmos, de fato, o futuro presidente para o avanço na implementação das políticas públicas”.

Criado em 2002, o Projeto Presidente Amigo da Criança chega a sua quarta edição em 2014. O projeto tem como objetivo comprometer o presidente da República a, durante o próximo mandato, elaborar e implementar políticas públicas voltadas à melhoria da situação da criança e do adolescente no Brasil, garantindo seus direitos, de acordo com as metas definidas pela ONU.

Informações: Fundação Abrinq

voltar