06 de julho de 2017

Documentário ‘A Voz das Crianças’ registra diversidade de expressões infantis de cinco países

Os participantes da Assembleia Extraordinária da Rede Nacional Primeira Infância tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão o vídeo-documentário “A Voz das Crianças” (Voices of Children, no título original), que mostra o trabalho do grupo internacional de escuta e participação das crianças do World Forum Foundation, em cinco países: Singapura, EUA, Quênia, Índia e Brasil. O objetivo do filme é mostrar a importância do direito das crianças participarem e serem escutadas – em suas diferentes e singulares formas de expressão.

Durante os últimos dois anos, Ana Marcílio (Avante), Gustavo Amora (COMOVA), e Alan Schvarsberg (COMOVA) visitaram cinco países, acompanhados de um grupo internacional de educadores, construindo relações de confiança com crianças de diversos espaços, como: escolas, orfanatos, comunidades e áreas indígenas. Foram muitas horas de escuta sensível e reflexões que transformaram os próprios videomakers, os educadores e as comunidades ao redor das crianças. “Todos os envolvidos se tornaram mais abertos para ouvir o que as crianças têm para dizer e dispostos a aceitar as transformações que essa escuta pode causar nas escolas, comunidades, bairros e cidades”, afirma Gustavo Amora, diretor do filme e integrante da COMOVA.

O documentário teve sua estréia internacional em maio, no Fórum Mundial de Educação e Cuidados com a Primeira Infância, em Auckland, Nova Zelândia, e contou com grande aceitação do público. Em sua exibição no Rio de Janeiro, o vídeo-documentário emocionou os participantes, que logo após a exibição, puderam conhecer um pouco dos bastidores da produção com Ana Marcílio, da AVANTE. Ana contou sobre o processo de elaboração, e alguns dos dilemas que surgiram no momento da edição. “Cada país teve um processo diferente de abordagem e contato com as crianças, são realidades sociais muito distintas, e que exigiram de nós reflexão, flexibilidade e manejo de diferentes técnicas para atingir nosso objetivo de dar voz às crianças”, disse Ana.

As próximas exibições públicas do filme acontecerão na cidade de Linconln, estado do Nebraska, e em Ann Arbor, estado de Michigan, nos Estados Unidos. E deve ser disponibilizado para o grande público ainda no segundo semestre deste ano.

Confira abaixo uma versão reduzida do filme, em inglês:

https://vimeo.com/179374026

Mais sobre ‘A Voz das Crianças’.

O Documentário foi construído dentro do grupo de trabalho sobre direitos das crianças do Fórum Mundial, e teve toda a parte audiovisual produzida em parceria da COMOVA e Avante, que trabalham juntas produzindo vídeos para advocacy há mais de cinco anos. Em 2015, esta parceria foi responsável pelo vídeo de campanha Bata na Porta, que teve grande repercussão no combate a violência contra as crianças.

(Com informações: Avante e COMOVA)

voltar