20 de fevereiro de 2020

Escola de Gente é destaque em conferência na ONU

ONG lança manual sobre acessibilidade em eventos e apresenta, pela primeira vez fora do Brasil, sua plataforma de cultura acessível

A Zero Project Conference, um dos mais importantes eventos do mundo na área de inclusão e acessibilidade, começa esta semana e a Escola de Gente será, mais uma vez, destaque na programação. O encontro reúne mais de mil lideranças das áreas de inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência na sede das Nações Unidas em Viena, na Áustria. Logo na sessão de abertura, a escritora e fundadora da ONU, Claudia Werneck, fará o lançamento do Conference Accessibility Guidelines, um manual completo sobre como fazer com que qualquer evento em qualquer local do mundo possa ser acessível e, assim, garantir a participação de qualquer pessoa. Este guia foi elaborado em parceria com o Zero Project a partir da consultoria que a Escola de Gente fez na edição 2018 da conferência. Deu tão certo que a iniciativa foi transformada em um documento de acesso livre. A versão em inglês já está disponível (aqui) e, em breve, sairá em português.

Claudia também foi convidada para o encerramento da conferência. Neste painel, a fundadora da Escola de Gente, que participa do evento desde 2014, vai compartilhar seus aprendizados e avaliar boas práticas nesta jornada. Além disso, também fará a primeira apresentação internacional do projeto mais recente da ONG: o aplicativo Vem CA. Ele é a plataforma nacional de cultura acessível que conecta produtores/as culturais que realizam atividades com acessibilidade com pessoas com deficiência – ou outras pessoas que buscam iniciativas com este perfil. Será exibido o filme da campanha nacional veiculada gratuitamente na Rede Globo (aqui em português e aqui em inglês). O vídeo, claro, tem a acessibilidade máxima.

Este convite para a Escola de Gente apresentar sua história de sucesso na Zero Project foi feito porque a ONG é a única na América Latina a receber quatro reconhecimentos durante a história da conference. Por três vezes, seus projetos foram selecionados entre os mais inovadores em direitos de pessoas com deficiência do mundo: em 2014, a campanha “Teatro acessível, arte, prazer e direitos”; em 2016, a campanha “Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias”; e em 2019, o projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade. Também no ano passado, esta iniciativa foi selecionada para o programa Impact Transfer, uma parceria da Essl Foundation com a Ashoka Empreendedores Sociais que seleciona iniciativas com potencial para serem replicadas em qualquer lugar.

A presença da Escola de Gente na edição 2020 da Zero Project Conference é viabilizada graças a uma rede de peso. O apoio é da Amil, da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), da MRS Logística e da Fundação Tupy. Além disso, conta com a parceria da Ashoka Empreendedores Sociais e da Rede Globo.

Escola de Gente na Zero Project Conference

2014 – campanha “Teatro acessível: arte, prazer e direitos” reconhecida como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo em direitos de pessoas com deficiência;

2016 – campanha “Leitura acessível: todas as pessoas têm direito de conhecer todas as histórias” também vence esta premiação;

2017 – campanha “É criminoso discriminar” lançada internacionalmente na sessão de encerramento da conferência;

2018 – Escola de Gente é a única organização do mundo escolhida para ser consultora de acessibilidade da conferência e também lança a campanha “Talk It Easy”;

2019 – projeto “Agentes de Promoção da Acessibilidade” é selecionado entre os mais inovadores do mundo e ainda para o programa Impact Transfer, uma parceria entre o Zero Project e a Ashoka.

Sobre a Escola de Gente

A Escola de Gente é referência em direitos humanos, acessibilidade e inclusão. Trabalha para que leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para a população que tem deficiência e vive na pobreza. Até 2019, cerca de 525 mil pessoas participaram diretamente das suas ações em 19 países da Europa, Américas, África e Oceania; mais de 95 mil publicações em diferentes formatos acessíveis foram distribuídas gratuitamente e quase 8 mil horas de formação para pessoas jovens e adultas realizadas. A organização participou de mais de 700 fóruns, conferências e eventos. Fez parte, em 2006, da delegação brasileira na Assembleia Geral da ONU que aprovou a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Em 2017, participou da 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Também compõe o Conselho Nacional de Juventude desde a sua criação em 2006, sendo hoje a organização não-governamental mais longeva no CONJUVE.

 

voltar