17 de abril de 2017

Evento de lançamento marca o encerramento do Projeto Construindo em Rede em Nova Iguaçu

publicoEm um evento no Ministério Público em Nova Iguaçu, no dia 30 de março de 2017, ocorreu o lançamento da Sistematização da Experiência do Projeto Construindo em Rede – implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu. O evento reuniu cerca de 70 pessoas provenientes de instituições da sociedade civil, conselhos, secretarias municipais, legislativo, entre outros, sem deixar de mencionar a participação de 15 crianças, que abrilhantaram o evento com suas apresentações.

A publicação ressalta a importância da atuação na primeira infância como uma estratégia comprovadamente mais eficaz para promover o desenvolvimento da pessoa, da sociedade e do país e sistematiza o desenvolvimento do Projeto Construindo em Rede nos seus três anos de implementação: em 2013, na discussão e elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, envolvendo diversas instituições governamentais e não-governamentais; em 2014, no acompanhamento, monitoramento e avaliação da implementação do PMPI, em constante articulação com o CMDCA e com a Comissão de Acompanhamento do Plano; e, em 2015, na continuidade das ações desenvolvidas no ano anterior e na incorporação de processos de formação.

enfants2A coordenadora Cristiane Félix, do Programa Redes e Alianças do Instituto C&A; parceiro da Solidariedade França-Brasil em todas as etapas do Projeto, mandou o seu recado: “este registro conta uma história exitosa de articulação, de compromisso, de envolvimento, dedicação, sucesso.  Parabenizo toda equipe pelos frutos e pelo legado construído em Nova Iguaçu.”

A programação do lançamento incluiu uma mesa de abertura com Danielle De Coster, Gerente Executiva da Solidariedade França-Brasil – SFB; Nair Rabelo, representante do CMDCA; Solange Brito, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu – ACTNI; Maria Mostafa, coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância; Renata Magalhães, vereadora do município e presidente da Comissão de Educação e Cultura; e Flávio Médice, subsecretário da Subsecretaria dos Conselhos Municipais.

enfants1Em uma segunda mesa, foi discutido o processo de elaboração do PMPI – Nova Iguaçu, ressaltando a construção coletiva em toda a implementação do Plano. Nessa mesa, os autores foram representados por lideranças da cidade que tiveram participação na elaboração do Plano: Marinez Vicente, do Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense; Roberta Miranda, da Secretaria Municipal de Cultura; Dayse Marcello, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Enir Neves, da Secretaria Municipal de Educação; Leobaldo Victorino, do Conselho Tutelar de Comendador Soares; Jucicleia Lima, do Centro Integrado de Desenvolvimento Infanto-Juvenil; e Nair Rabelo, do CMDCA. Após a exibição de filmes descrevendo o desenvolvimento do Projeto, cada um dos autores da mesa distribuiu dois exemplares da publicação, devidamente autografados, para representantes selecionados das organizações presentes.

Construindo em Rede Sistematização da experiência e formação no âmbito do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu.

Nos três anos relatados na publicação, contou-se com a participação de quase 500 adultos e mais de 400 crianças, representando diversas organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, em diversas instâncias de discussão, tais como: encontros, grupos de trabalho, seminários etc., com o Plano sendo aprovado pelo CMDCA e por Lei Municipal.

publico2Os participantes do evento receberam o livro Política em Movimento, com a sistematização do Projeto. A tiragem da publicação é de mil exemplares, que serão distribuídos para as organizações governamentais e não governamentais participantes na elaboração do plano, CMDCAs, Secretarias Municipais, escolas municipais e postos de saúde de Nova Iguaçu. A versão eletrônica estará disponível para download no site da SFB em breve.

Edson Cordeiro dos Santos, coordenador do Projeto, enfatiza que “o Plano é de longa duração, tem seu limite em 2022, e muitas ações ainda precisam ser implementadas” e conclui dizendo que “continuamos acreditando que o município continuará desenvolvendo as ações previstas.”

(Informações e fotos: Solidariedade França Brasil)
voltar