Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) fará o lançamento, no dia 12 de novembro, da nova versão do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O documento faz parte de um série de ações da RNPI com o objetivo de mobilizar e capacitar gestores públicos e atores da sociedade civil para atuação com a temática da primeira infância (tendo como base os dois principais instrumentos balizadores das políticas do setor — Planos Municipais pela Primeira Infância e Marco Legal pela Primeira Infância).

Dessa forma, o Guia apresenta um passo a passo do trabalho de elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância, um instrumento político e técnico, intersetorial, cuja elaboração deve contar com a participação de diferentes esferas dos governos, da sociedade civil e das próprias crianças.

ESTRUTURA. O Guia PMPI possui todas as informações necessárias para a elaboração de um Plano Municipal ao tratar de várias questões-chaves, tais como:

» Qual a importância da Primeira Infância

» Quais são os ganhos do município ao elaborar um plano para a PI

» Roteiro e ideias para a elaboração do PMPI

» A participação das crianças na elaboração do PMPI

» Parentalidade e Mobilidade e Espaço Urbano

» Recursos financeiros necessários par executar o PMPI

» A comunicação, ações estratégia para o êxito do Plano

» Monitoramento, avaliação e informação dos resultados à sociedade

» Marco Legal da Primeira Infância

» RNPI – Uma rede de organizações a serviço da criança

» Plano Nacional pela Primeira Infância

» Fontes de Leitura e Consulta

NOVA VERSÃO. O novo guia conta com a inclusão de conteúdos como: Parentalidade; Mobilidade e Espaço urbano; e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à Primeira Infância.

Além disso, vários outros capítulos foram revisados e atualizados, sobretudo, no que tange à escuta da participação das crianças na elaboração do PMPI e à informações sobre recursos financeiros necessários para executar o PMPI e sobre o monitoramento e avaliação da primeira infância no Brasil.

QUEM PARTICIPOU.  Esta atualização está sob os cuidados da Secretaria Executiva da RNPI, coordenada pela ANDI – Comunicação e Direitos na gestão 2018-2021, e contou com o apoio direto do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, de organizações filiadas e parceiras da RNPI e da Fundação Bernard van Leer.

O lançamento da nova versão do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância será no dia 12 de novembro, a partir de um webinário com transmissão nas redes socais da RNPI e ANDI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.