09 de outubro de 2017

IFAN inaugura parque infantil em Acaraú

Na tarde desta quinta-feira (05.10), as crianças do distrito de Aranaú, localizado no município de Acaraú, ganharam mais um motivo para brincar. O Instituto da Infância (IFAN) inaugurou um parque infantil, espaço destinado para a diversão. Este foi o terceiro espaço entregue à comunidades em Acaraú. A inauguração faz parte do projeto Parques Infantis, que consiste na construção de parques infantis, oferecendo lazer e interação à família, comunidade, mobilizando-as em torno de questões concernentes à criança.

A inauguração chamou a atenção de toda a comunidade e mais de 400 pessoas estiveram presentes. As crianças se divertiram nos novos equipamentos entregues, além de participarem de oficinas de pintura facial. Durante a instalação do parque, as crianças participaram diretamente escolhendo desenhos, pinturas e as cores, uma metodologia de escutar a criança e o que ela espera para a comunidade.

“O parque é para as crianças. É uma metodologia que o IFAN faz, onde as crianças escolhem todas as cores que eles querem ver no parque. Esse parque aqui em Aranaú pode até ter os mesmos brinquedos que outros parques, mas ele não tem as mesmas cores. As cores daqui são as cores que as crianças de Aranaú escolheram. Isso dá uma identidade do que

elas querem para sua comunidade. A parceria com o município tem sido muito próspera, é uma parceria de quatro anos. A parceria é sempre mútua”, destacou a superintendente executiva do IFAN, Luzia Laffite, durante o evento de inauguração.

O Programa Parques Infantis foi um dos primeiros projetos do IFAN, e desde 2004, com o parceria da Fundação Bernard Van Leer, já entregou mais de 15 parques infantis para as comunidades. Em todas essas cidades, o IFAN conta sempre com o apoio da prefeitura de cada município. Em Acaraú, o secretário de Assistência Social, Expedito Mesquita, também participou da solenidade.

“É um momento importante a vida desse parque para a comunidade, para que as nossas crianças tenham um espaço de lazer. Uma coisa muito importante é trabalhar na conscientização da conservação do parque e tudo que recebemos para a comunidade. É essencial o trabalho aqui pois é aqui que as famílias se congregam e conversam. Esse parque é para isso, para trazer as crianças e todos se encontrarem aqui”, finalizou o secretário.

“Este programa é uma oportunidade – na maioria das vezes a única – das crianças serem expostas a novos desafios através de atividades relacionadas ao brincar com diferentes objetos e jogos, favorecendo e ajudando-a a ampliar sua visão de mundo. As escolas locais vêm utilizando o espaço dos Parques e os kits de brincadeira como complemento educacional no horário das aulas, no recreio e nas férias escolares. O programa é um empreendimento social sustentável”, complementou a superintendente do IFAN, Luzia Laffite.

(Fonte e foto: Instituto da Infância IFAN – www.ifan.com.br)

voltar