26 de abril de 2021

Inscrições abertas para curso sobre o Plano pela Primeira Infância

As vagas são limitadas e o prazo para inscrever-se se encerra no dia 03/05.

O curso é livre, gratuito e totalmente online, tendo duração de 68 horas, distribuídas em 4 meses. As aulas têm início em maio e se encerram em agosto.

O principal objetivo do curso é formar gestores públicos e lideranças da sociedade civil capazes de articular e desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância nas diversas regiões do Brasil. E cada município pode inscrever até 3 representantes.

Durante a formação, serão abordadas questões específicas sobre a metodologia de elaboração do PMPI, documento que deve orientar as políticas públicas municipais voltadas para as crianças entre 0 e 6 anos de idade.

Outros temas de destaque no conteúdo do didático do curso são o planejamento de uma cidade amigável para as crianças e seus cuidadores, a importância da participação infantil na construção das políticas que lhes dizem respeito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a necessidade de priorizar-se questões relativas à parentalidade na agenda pública.

Motiva a realização do curso o fato de que o Brasil possui uma das leis mais avançadas do mundo no que diz respeito à garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos: o Marco Legal da Primeira Infância, sancionado em 2016. Um dos grandes avanços desta legislação é a concepção de uma Política Nacional integrada para a Primeira Infância, com abordagem e coordenação intersetorial, e que prevê implementação por meio da corresponsabilidade entre União, Estados e Municípios.

O curso “Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância – PMPI” é uma realização da RNPI – Rede Nacional Primeira Infância, ANDI – Comunicação e Direitos, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. A iniciativa também conta com a aliança estratégica da Porticus; apoio da OMEP BR e parceria da Petrobras.

A formação foi desenvolvida e é realizada pela equipe do CECIP, com base no “Guia para elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância”.

Faça sua inscrição!

Clique no link para acessar o formulário de inscrição: https://forms.gle/SebGa2eHxYYkXjtX6

voltar