15 de abril de 2016

Inscrições para o Prêmio Cidade da Criança vão até 30 de abril

dddd-960x675

O Prêmio Cidade da Criança, uma das categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. O objetivo da iniciativa do Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL), é reconhecer, promover e premiar os gestores que garantam às suas crianças crescimento com amplo acesso ao conhecimento, vida saudável, redes de proteção, lazer e amparo no que diz respeito à garantia de seus direitos, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O prêmio irá divulgar experiências brasileiras bem sucedidas que possam ser multiplicadas em outras regiões, para gerar uma corrente de bons exemplos em áreas como educação, saúde, cultura, moradia, proteção e lazer, que são alguns dos direitos das crianças.
“O Prêmio quer sensibilizar os gestores municipais a adotar boas práticas e iniciativas concretas para a efetivação dos direitos da criança com prioridade absoluta, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal. Esperamos que a iniciativa contribua para que cidadãos e gestores municipais pensem a cidade a partir dos anseios da criança, nas mais diversas áreas da gestão pública”, diz Renato Godoy, pesquisador do Instituto Alana.
As gestões municipais inscritas serão avaliadas a partir de indicadores básicos e relativos sobre os direitos fundamentais das crianças, tais como saúde, educação, cultura e proteção integral. Todas as prefeituras brasileiras, tanto aquelas que já assinaram a carta-compromisso e aderiram formalmente ao Programa Cidades Sustentáveis como as que intencionam aderir, podem participar. Os resultados serão anunciados ainda este ano.

(Fonte: Prêmio Cidade Amiga da Criança)

voltar