27 de maio de 2014

Instituto Arcor Brasil marca dez anos de atividades com conferência sobre brincar

O brincar como direito, prazer e aprendizado é o tema da conferência que será realizada no próximo dia 27 de maio, terça-feira, em Rio das Pedras (SP), a partir das 19 horas, no Centro Pedagógico (rua Adhemar de Barros, 565, centro). O evento marcará os dez anos de atividades do Instituto Arcor Brasil, criado a 25 de maio de 2004. As vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto até o dia 23 de maio (www.institutoarcor.org.br/inscricao).

Dedicada a educadores, gestores de escolas e público em geral, a Conferência “Brincar por Brincar? Direito, prazer e aprendizado” terá como conferencistas Tânia Fortuna e Adelsin, especialistas em brincadeiras e aprendizado lúdico. O brincar como direito, a importância do brincar para o desenvolvimento individual e social das crianças e qual o papel dos adultos na promoção do brincar serão assuntos comentados pelos conferencistas. O evento também terá a participação de representantes da Arcor do Brasil, Instituto Arcor Brasil e Fundação Arcor, da Argentina.

Tânia Ramos Fortuna, que apresentará a conferência “Educar é brincar, brincar é aprender”, é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado e doutorado pela mesma Universidade, onde leciona, criou e dirige o Programa de Extensão Universitária Quem quer brincar? É autora de dezenas de textos sobre Jogo, Brinquedo, Brincadeira, Ludicidade e Educação, proferindo palestras e cursos no Brasil e outros países.

Por sua vez, Adelson Fernandes Murta Filho, o Adelsin, que conduzirá uma “Conversa entre brincadeiras”, é formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas e oficinas voltadas para o universo, atuando como consultor e escritor sobre cultura infantil e educação ambiental para várias organizações públicas e não-governamentais.

A Conferência “Brincar por Brincar? Direito, prazer e aprendizado” será realizada no contexto do Programa Escola em Movimento, executado pelo Instituto Arcor Brasil e que é focado no estímulo à Vida Ativa e ao Brincar nas comunidades escolares. O Programa, em sua primeira edição, dá apoio a projetos de treze escolas públicas da região de Piracicaba.

Em dez anos de atividades, o Instituto Arcor Brasil já deu apoio a mais de 350 projetos, em sintonia com a sua missão, de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação. Entre suas ações próprias estão o Programa Minha Escola Cresce (que entre 2004 e 2014 resultou no apoio a 182 projetos de escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco) e o Projeto Vida, Luz e Som, que proporcionou exames visuais e auditivos gratuitos para mais de 4 mil crianças de Rio das Pedras e Bragança Paulista, em São Paulo, Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Entre as iniciativas em parceria estão o Programa Amigos do Mar (parceria com o Projeto Tamar/ICMbio) e o Programa pela Educação Integral, no marco do Fundo Juntos pela Educação (constituído pelo Instituto Arcor e Instituto C&A).

Informações: Instituto Arcor

voltar