12 de julho de 2012

Instituto Brasil Leitor divulga: Brincalendo leva livros e brincadeiras para as ruas da Barra Funda

Oficina de artes, leitura, dança e contação de histórias estão na programação da quarta edição do Brincalendo, que acontece no próximo dia 15, na Rua Lopes Chaves

 

A Rua Lopes Chaves, no bairro da Barra Funda, terá a quarta edição do Projeto Brincalendo, no próximo dia 15 de julho, das 14h às 17h, com uma série de eventos gratuitos ligados à leitura, dança e arte – sempre com ênfase no livro como brinquedo e na história do bairro. A idealização e realização é do Instituto Brasil Leitor (IBL), organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.

Brincadeiras, oficina de artes, mediações de leitura, oficina de street dance e contação de história, tudo gratuito, fazem parte da programação – a iniciativa acontece em frente à sede do IBL, localizada no nº 229 da Lopes Chaves.

 

A programação

Durante todo o evento, no Espaço da Leitura, livros infanto-juvenis estarão disponíveis para os pequenos. O Espaço Brincar terá brinquedões; já o Espaço das Artes oferecerá cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, papel crepon, celofone, canetinhas coloridas e lápis de cor para soltar a imaginação em desenhos e criação de histórias. Todas as atividades, inclusive de leitura e artes, serão acompanhadas por mediadores.

Os Agentes do Brincar, da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), organização formada por educadores, acadêmicos, pesquisadores, empresários, políticos, assistentes sociais, médicos e artistas, que atuam na luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, oferecerão também para o público, informações sobre a importância do brincar, no Parlamento Criança.

As oficinas de street dance acontecem entre 15 e 16h. Fechando a programação, às 16h30, o Grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira e interage com toda a família através de brincadeira, música e dança.

O Espaço do Brincar e as oficinas de street dance também são iniciativas da Associação Brasileira pelo Direto de Brincar (IPA Brasil).

 

Sobre o Brincalendo

A primeira edição do Brincalendo foi realizada em 25 de abril de 2010, no mesmo local, com objetivo de levar os livros para as ruas, integrando os moradores com o mundo da leitura e fazendo com que eles se apropriem do espaço público. “Acesso mais fácil aos livros e oferecer uma opção aos bairros mais carentes de lazer também são objetivos do projeto”, explica Ivani Nacked, Diretora do Instituto Brasil Leitor e Coordenadora da iniciativa. O Brincalendo também já esteve presente em Cajati/SP e deve chegar às cidades de Guará/SP, Tapira e Araxá/MG.

 

Sobre o Instituto Brasil Leitor (IBL)

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo a leitura para diferentes faixas etárias, universos culturais e perfis de leitores. Além do Brincalendo, o IBL é responsável pelo Projeto Ler é Saber, baseado em quatro modelos de bibliotecas:

– Biblioteca Jovem: é o mais novo projeto do IBL. Desenvolvida para ser instalada em escolas de ensino médio e fundamental e ONGs e instituições relacionadas ao desenvolvimento do jovem, tem como conceito principal reunir múltiplas formas de expressão dos jovens e o protagonismo juvenil com o objetivo de aproximar as crianças e adolescentes entre seis e dezessete anos dos livros.

 

– Primeira Infância: destinada a crianças de 0 a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar. Contabiliza 67 unidades instaladas em hospitais, instituições de educação infantil públicas e particulares de todo o Brasil.

 

Bibliotecas Comunitárias: são nove unidades com acervos ricos e diversificados, que atendem aos públicos específicos de onde estão instaladas. As onze Bibliotecas Comunitárias que o Instituto Brasil Leitor já implantou estão em empresas, escolas de ensino médio, associações comunitárias e afins, privilegiando o conceito de “Geração de Leitores”;

 

– Bibliotecas no sistema metroferroviário e em terminais de ônibus: são onze unidades em diversas metrópoles do Brasil, criando um novo espaço de estímulo à vida cultural nas estações de metrô,  trem e terminal de ônibus.

No total, as bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo IBL, contabilizam mais de 1,2 milhão de empréstimos e 130 mil sócios. O acervo tem cerca de 160 mil livros.

 

Sobre a IPA

A IPA (International Play Association) é uma organização interdisciplinar, não governamental, internacional, fundada em 1961 na Dinamarca, por um grupo de cidadãos preocupados com a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente possui membros em aproximadamente 50 países e mantém parcerias com muitas outras organizações internacionais para defender o direito da criança e adolescente brincar e o acesso à cultura, através do mundo.

No Brasil, a IPA foi reconhecida oficialmente como Organização de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo.

 

Serviço Brincalendo

Local: Rua Lopes Chaves, 229 (entre as ruas Brigadeiro e Barra Funda) – Barra Funda

Data: 15 de julho, das 14 às 17h

 

Participação gratuita. Não é necessária inscrição.

 

Por: Ivani Nacked (Instituto Brasil Leitor)

voltar