01 de junho de 2021

Instituto da Infância lança campanhas pelos direitos das crianças em Fortaleza (CE)

A iniciativa é parte da Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade, realizado pelo Instituto da Infância em parceria com a ANDI Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras

Na última semana de maio, o Instituto da Infância (IFAN) lançou em Fortaleza (Ceará) as campanhas “Todas as crianças têm direito a Segurança e Atenção” e “Todas as crianças têm direito à Cidade e ao Meio Ambiente”. A iniciativa integra o calendário de atividades da Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade, realizado pelo IFAN em parceria com a ANDI Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras.  

O objetivo das campanhas é promover a conscientização de adultos e crianças sobre a prioridade da primeira infância e a necessidade de todos enquanto cidadãos se perceberem responsáveis por assegurar direitos das crianças previstos por legislações como o Estatuto da Criança e d“Todas as crianças têm direito a Segurança e Atenção” vem chamar a atenção sobre o direito das crianças de crescerem em segurança, livres da violência doméstica praticada por seus cuidadores. Já o slogan “Todas as crianças têm direito à Cidade e ao Meio Ambiente” pretende sensibilizar sobre o direito da criança de viver em um espaço urbano seguro, lúdico e limpo, e também sobre o direito dela experimentar vivências junto à natureza.o Adolescente e a Constituição Federal de 1988.

As mensagens estão sendo divulgadas em outdoors localizados na região do Grande Mucuripe, em Fortaleza, em traseiras de ônibus (busdoors) do transporte público, e em cartazes espalhados em instituições e pontos estratégicos da cidade. Além da divulgação física, as campanhas estão sendo abordadas nas redes sociais do IFAN. Para marcar a iniciativa e fortalecer sua visibilização na internet, a Ação Olhares Eco Protetores criou hashtags simbólicas para as causas escolhidas: #primeirainfânciaéprioridade, #criançaprecisadeamor, #nãoàviolênciadoméstica, #criançaprecisasubiremárvore e #criançaprecisadenatureza.

Ação Olhares Eco Protetores 
Em 2021, a Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade, realiza uma programação de atividades sobre o tema “Direito da criança à cidade e ao meio ambiente”. Um dos objetivos é convidar crianças e adultos do Grande Mucuripe, em Fortaleza, a refletirem sobre o assunto. Oficinas virtuais e presenciais serão realizadas com crianças da região (“Caminhos Lúdicos”), uma websérie jornalístico-documental sobre tal direito da criança será produzida, além de artigo científico sobre o mesmo tema. A Ação será encerrada com colóquio online para compartilhar resultados das atividades realizadas com a comunidade e promover debate em torno do direito em foco.
voltar