16 de dezembro de 2015

Instituto Fazendo História convida para apresentação do projeto Famílias Acolhedoras, em SP

Uma das modalidades de acolhimento para crianças e adolescentes que precisaram ser separados de suas famílias (por violência, negligência, abandono ou outro motivo) é a “Família Acolhedora”. Neste modelo, crianças e adolescentes são encaminhados para famílias devidamente cadastradas, selecionadas e formadas para esta função. As famílias acolhedoras recebem em suas casas as crianças que precisam de acolhimento temporário e provisório, até que possam retornar para suas famílias de origem ou, em caso de impossibilidade, sejam encaminhadas para adoção.

No Instituto Fazendo História, o projeto de Família Acolhedora foi idealizado para acolher bebês. Os primeiros anos de vida são considerados uma etapa muito importante no desenvolvimento da criança. Garantir a permanência desses pequenos em um ambiente familiar tem se mostrado uma estratégia mais eficaz para o bem cuidar do que as instituições. Neste sentido, existe uma Campanha Mundial pela não institucionalização dos bebês da qual o Instituto participa ativa, politicamente e também de maneira prática, ao propor este projeto no Município de São Paulo.

As Famílias Acolhedoras têm o suporte da equipe técnica do Instituto e o trabalho tem como objetivo fortalecer e potencializar as famílias de origem de modo que possam receber seus filhos de volta. Na impossibilidade de retorno familiar, os bebês poderão ser encaminhados para a adoção.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Fazendo História em parceria com a Vara Central de São Paulo e Centros de Referência Especializados da Assistência Social.

Todas as pessoas e famílias que tenham o desejo de acolher e cuidar de um bebê por um determinado tempo podem se cadastrar para compreender melhor os detalhes dessa iniciativa e avaliar, conjuntamente, se poderiam de fato participar. Saber da importância que existe em cada dia de uma criança pequena para o seu desenvolvimento futuro pode ser uma grande motivação para que uma família abra suas portas para acolher um bebê, que acaba de chegar ao mundo e merece todo carinho, cuidado, atenção e afeto que precisa para crescer saudável.

A família acolhedora sabe que sua missão é temporária e que cada bebê deve voltar para seu núcleo de origem ou ser adotado por outra família para ter sua convivência familiar e comunitária garantidas no longo prazo. Os seus cuidados são por um período limitado mas o afeto e o verdadeiro acolhimento não têm limites.

Se você tem interesse em participar, venha para uma das reuniões de apresentação do projeto.Serão realizadas duas reuniões nos dias 21 e 28 de janeiro de 2016, das 19h às 22h.

Para se inscrever, preencha o formulário

Coordenadora responsável:

Silvana Zanini Winters
silvana@fazendohistoria.org.br

Interessados escrevam para: familiasacolhedoras@fazendohistoria.org.br

(Informações: Instituto Fazendo História)

voltar