18 de setembro de 2020

Mais de 1 milhão de crianças foram internadas vítimas de acidentes nos últimos 10 anos no Brasil

Somente em 2019, o número de crianças internadas foi o equivalente a quase dois Maracanãs lotados. Para auxiliar pais e responsáveis, ONG Criança Segura lança e-book com orientações de prevenção de acidentes

Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, mais de 3 mil crianças dessa faixa etária morrem em decorrência disso. Contudo, os números de internações, por acidentes, também chamam muito a atenção quando analisados.

“Somente no último ano, foram quase 113 mil crianças internadas vítimas de acidentes. Esse número é equivalente a 308 hospitalizações por dia e cerca de 13 internações por hora”, alerta Vania Schoemberner, gerente executiva da ONG Criança Segura.

De acordo com a análise das informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, em 2019, os acidentes que mais geraram a internação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil foram: quedas, queimaduras e intoxicações.

De 2018 a 2019 o número de internações por intoxicação de crianças de 0 a 14 anos aumentou 10,55%, seguindo uma tendência de aumento de número de casos que vem crescendo desde 2017. Esse dado chama a atenção para os cuidados em relação ao contato de crianças com animais peçonhentos e plantas e à forma de armazenar os produtos de higiene e medicamentos em casa. Principalmente neste período de quarentena, em que as crianças estão passando mais tempo dentro de casa e alguns pais e responsáveis estão trabalhando home office.

Outras categorias de acidentes que, assim como as intoxicações, também tiveram os números de internações elevados entre os anos de 2018 e 2019 foram as quedas e as queimaduras. As primeiras continuam sendo a principal causa de internação de crianças de 0 a 14 no Brasil, alcançando o número de 52.613 internações no último ano.

Já em relação às queimaduras, em 2019 foram 21.023 crianças internadas por esse motivo. Esse dado também chama a atenção para o período de quarentena pelo qual estamos passando, haja vista que o álcool líquido 70% tem sido muito utilizado pelas famílias na prevenção contra a Covid-19. No entanto, este produto é altamente inflamável, o que aumenta as chances de ocorrerem mais acidentes por queimaduras nesse período.

Com a pandemia do Coronavírus, os serviços de saúde de muitos estados brasileiros estão operando com suas capacidades máximas. Caso a criança acidentada precise ser internada, será muito difícil encontrar leito hospitalar disponível. Sem contar as chances dela ou de seus responsáveis e familiares se contaminarem pelo vírus nos hospitais e prontos-socorros.

Diante desse cenário, a Criança Segura lança o ebook Casa Segura. A publicação traz informações sobre os tipos de acidentes mais comuns que acontecem dentro de casa e, também, orientações e principais cuidados na prevenção de acidentes no ambiente doméstico.

“Se pensarmos que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas de prevenção, umas das formas mais efetivas de prevenir é, primeiramente, se informar. Esse ebook traz informações essenciais para pais, familiares e responsáveis”, conta Vania.

O ebook Casa Segura está disponível para download no site da ONG por meio deste link: https://bit.ly/2QtW7nH

A Criança Segura
A Criança Segura é uma não governamental, sem fins lucrativos, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra brasileiro, Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.

Mais informações para a imprensa:
Camila Alvarenga – camila@criancasegura.org.br

 

voltar