11 de agosto de 2017

Manifesto de Salvador é um dos resultados do Seminário Infância em tempos de zika

O Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika, promovido pelo UNICEF como parte das atividades da Feira de Soluções para a Saúde, foi encerrado na noite de quarta-feira, 09 de agosto.

Após dois dias de Seminário,os participantes elaboraram o Manifesto de Salvador, documento que descreve ações importantes para a garantia dos direitos de cada criança com deficiência e sua família. O manifesto foi lido durante a cerimônia de encerramento pelo adolescente Felipe Sena Cruz, representando as crianças e adolescentes brasileiros.

A ministra de direitos humanos, Luislinda Valois, parabenizou a organização do evento e pediu que os órgãos públicos e pesquisadores se unam em mais iniciativas como esta, pelos direitos das crianças.

O vice-diretor da Fiocruz Brasília e coordenador da Feira Wagner Martins, ressaltou que a Fiocruz foi agraciada pelo engajamento pleno da UNICEF pela Feira de Soluções para a saúde, trazendo- a como atividade da Feira de Soluções para a Saúde. “O lema desta Feira é união, queremos ativar redes de cooperação e o UNICEF foi importante demais para o nosso evento se fazer grande. As políticas públicas tem que olhar mais plenamente para a saúde e sua relação com o meio ambiente. O mosquito não é mau, ele faz o trabalho dele se a gente der condições. Uma ocupação desorganizada de um território, por exemplo, produz mais doença. Saúde tem problemas complexos, que só se resolvem com a união de vários atores”, afirmou.

A mesa de encerramento foi formada pela representante do escritório do Unicef no Brasil, Esperanza Vives, a vice-presidente da AMAR Susana Lima, a representante da Rede Nacional da Primeira Infância Simone Valadares, a representante da Sociedade Baiana de Pediatria, Dolores Fernandes, o secretário especial da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, o representante do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer e o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias Filho.

Clique e assine o Manifesto de Salvador pelos direitos das crianças e adolescentes com deficiência: http://bit.ly/manifestodesalvador .

(Fonte: Blog Feira Zika)

voltar