26 de fevereiro de 2016

Mapa da Infância Brasileira dá visibilidade a iniciativas inspiradoras voltadas à infância

mibPlataforma Colaborativa de Aprendizagem Mapa da Infância Brasileira es tá oficialmente lançada e convida todos os atores e iniciativas que impactam na qualidade de vida das crianças, suas famílias e comunidades a participar!

MIB vem mapeando iniciativas inspiradoras voltadas à infância Brasil afora, agregando diversos atores ligados à área. Acesse o MIB www.mapadainfanciabrasileira.com.br, faça seu cadastro pessoal, cadastre suas iniciativas e conteúdos. Venha colaborar, conhecer, dialogar, trocar ideias e experiências com os inúmeros protagonistas e empreendedores da área da infância. Divulgue e compartilhe entre sua rede de contatos, nas suas páginas de Facebook, blogs e sites.

Como participar

Para participar ativamente do MIB, o primeiro passo é efetuar o cadastro nesta plataforma de aprendizagem colaborativa. Uma vez cadastrado, o usuário passa a ser um colaborador, que tem acesso a todas as áreas da plataforma e é convidado a postar conteúdos, disseminar campanhas, compartilhar informações sobre suas iniciativas e participar de discussões, entre outras trocas criadas pelos membros desta comunidade.

Há outras formas de participar do MIB. As formas de participação não são excludentes, sendo acumulativas. São elas:

colaborador: usuário cadastrado no MIB. Sua atuação é fundamental para postar conteúdos neste espaço de intensas trocas
e aprendizagens.
influenciador: tem papel importante na ampliação da rede desta comunidade, já que convida outros atores para se tornarem membros do MIB.
mobilizador: participa na criação de campanhas e ações colaborativas.
apoiador: contribui com aportes financeiros e/ou serviços necessários para o desenvolvimento do Mapa da Infância Brasileira

 

Como tudo começou…

Idealizado e coordenado pelo NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), o projeto iniciou suas ações em 2013 com a pesquisa “Espaços e Programas humanizados para as crianças
de São Paulo” (http://issuu.com/adriafried/docs/espa__os_e_programas_hu manizados_pa), que reuniu em uma cartografia redes, coletivos, fundações, políticas, ONGs, institutos, plataformas de financiamento coletivo, meios de comunicação e inúmeros outros atores, iniciativas, programas e espaços que desenvolvem ações que impactam na qualidade de vida das crianças na cidade de São Paulo.

Em 2014, reuniu presencialmente em São Paulo um grupo de especialistas (think tank) para discutir o mapeamento e pensar em caminhos para a continuidade do projeto. No encontro, realizado na sede do Instituto Alana, participaram representantes das seguintes iniciativas: Instituto Elos, Ato Cidadão, Ifan (Instituto da Infância), Associação Comunitária Monte Azul, Fundação Abrinq, Aliança pela Infância, Movimento Boa Praça e Periferia em Movimento, Sub Prefeitura da Sé, Terre des Hommes, Instituto Alana, Rede Nacional Primeira Infância, Instituto C&A, Pombas Urbanas, CNRVV, OS Santa Catarina, INEP, Fundação Bernard Van Leer, IPA, Basurama, Instituto Arcor, Ponteaponte, Núcleo de Estudos da Violência da USP, São Paulo Carinhosa, Equidade para a Infância e a equipe do NEPSID. Na sequência foi criada página do MIB no Facebook, na qual postamos as iniciativas mapeadas e inúmeras outras experiências e notícias:https://www.facebook.com/mapainfanciabrasileira

Como proposta de ampliação dessa primeira pesquisa, surge então o Mapa da Infância Brasileira (MIB), que tem como missão articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas voltados para as crianças no Brasil, congregados de forma colaborativa por meio de uma plataforma de aprendizagem. Lançado no segundo semestre de 2015, o MIB é um convite para que empreendedores e atores sociais que fazem parte desta plataforma com foco no estímulo à aprendizagem e à cooperação possam inspirar muitos outros empreendedores a desenvolver iniciativas e a dialogar.

(Informações: Mapa da Infância Brasileira)

voltar