25 de junho de 2020

NCPI lança série de filmes curtos sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil

Quais os impactos do coronavírus sobre o desenvolvimento infantil? Durante o mês de junho, acompanhe a série de vídeos “Conversas com especialistas: como lidar com as consequências da pandemia na primeira infância”, produzida pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), em que quatro pesquisadores que integram o Comitê Científico do NCPI debatem um assunto por vídeo, trazendo recomendações para lidar com as diversas situações. A série de 4 filmes curtos sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil, aborda os seguintes temas: uso de telas por crianças, estresse tóxico infantil, gravidez e puerpério, e crianças com necessidades especiais.

No primeiro Maria Beatriz Martins Linhares, professora associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre como identificar sintomas de estresse infantil e de que forma ajudar na solidão da criança.

No segundo filme da série, Fernando Mazzili Louzada, professor titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indica como fazer o uso racional de telas na primeira infância durante o período de distanciamento social e ainda dá dicas para o período pós-pandemia.

No terceiro vídeo, Anna Maria Chiesa, professora associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), traz as melhores práticas para o acompanhamento pré-natal durante o período de distanciamento social e recomendações para o momento após o parto.

No quarto e último filme, Guilherme Polanczyk, professor associado de psiquiatria da infância e adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mostra como as famílias podem tentar atenuar uma involução no quadro de crianças com necessidades especiais e quais medidas o poder público pode adotar para protegê-las.

Para assistir os vídeos, acesse: https://bit.ly/conversas-ncpi

voltar