Oficina de Comunicação em Rede – Novidade: Agenda


Rede Nacional Primeira Infância:

Oficina de Comunicação em Rede (9 e 10 de agosto em Brasília – DF)

Atenção para alteração no local da Oficina

Entre os dias 9 e 10 de agosto, a Rede Nacional Primeira Infância realizará mais uma edição da oficina de Comunicação em Rede. A oficina será iniciada com uma palestra do Professor Cássio Martinho seguida de um curso prático sobre ferramentas de Redes Sociais da Internet com Gustavo Amora, Consultor da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.

A palestra de Cássio Martinho será realizada no dia 09 de agosto entre 8:30hs e 12:00hs. Será uma exposição sobre Operação e gestão de redes, abordando seus fundamentos, morfologia, gestão e horizontalidade nas organizações. O curso de ferramentas de Redes Sociais da Internet será realizado na tarde de 09 de agosto e durante a manhã e a tarde do dia 10 de agosto.

O objetivo da Secretaria é que os participantes saiam destes dois dias compreendendo uma nova forma de gestão das organizações, principalmente para aqueles que trabalham com articulação de Redes. Também será possível concluir a oficina dominando uma série de ferramentas de articulação e comunicação da Internet por meio de uma experiência prática onde todos vão aprender a utilizar as ferramentas a partir de seus computadores e na medida das sua disposição e interesse.

Inscreva-se

Objetivo da Oficina de Comunicação em Rede

A Oficina de Comunicação em Rede busca responder a essas e outras perguntas baseada no estudo das ferramentas de interatividade da Internet, analisando seu histórico, especificidade, utilização e potencial.

Além disso, o curso revela, a partir de exemplos de acontecimentos políticos do Brasil e de outros países, como estas ferramentas podem ser utilizadas no dia-dia da comunicação das organizações para fortalecer o vinculo com o a sociedade, o relacionamento com os formadores de opinião e com a mídia tradicional.

Como pensar a sustentabilidade das organizações sob o ponto de vista das Redes e o fato de que elas não são ferramentas apenas, mas a condição com a qual se produz conhecimento de forma interativa, autônoma, horizontal e permanente.

Conceitos Principais Abordados

Palestra sobre Redes

Fundamentos do conceito de rede

A morfologia da rede – a conectividade

Rede invisível

Densidade

Gestão e operação do trabalho em rede

O fenômeno das dinâmicas de colaboração horizontal

Das redes operativas às dinâmicas de rede e suas respectivas formas de gestão

Curso sobre ferramentas de Redes Sociais da Internet

– Como a Internet pode ser um grande mecanismo de interatividade e produção autônoma de conteúdos em uma Rede de organizações e dentro cada uma das organizações.

– Como utilizar as ferramentas de Redes Sociais da Internet para melhorar sua comunicação, potencializar suas campanhas, mobilizar seus parceiros e atingir o maior número de pessoas em um curto espaço de tempo e com custo mínimo.

– Por que e como monitorar o que está acontecendo na Internet?

– Como pautar a mídia tradicional a partir dos conteúdos produzidos e divulgados pela Internet?

Equipe

Cássio Martinho é jornalista, consultor e professor. Foi coordenador de redes da RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rio de Janeiro), onde apoiou a formação e a articulação de redes sociais em vários estados brasileiros. Foi fundador e articulador da Rede Mineira do Terceiro Setor. Atuou como especialista em redes e Terceiro Setor na AED – Agência de Educação para o Desenvolvimento (Brasília), onde concebeu cursos, articulou redes de desenvolvimento local e coordenou a produção de conteúdo do Projeto Comunidade Que Faz/Comunidade Ativa.

Consultor em gestão de redes para uma série de instituições governamentais, ONGs e entidades empresariais, além de uma série de projetos de redes sociais em todo o país. É professor dos cursos de pós-graduação “Gestão Social” (Fundação João Pinheiro) e “Gestão Cultural” (Centro Universitário UMA – BH, MG).

Autor dos livros “Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” (WWF Brasil, Brasília, 2003); “Como elaborar projetos e captar recursos” (AED, Brasília, 2002); “Como fundar e gerenciar uma OSCIP” (AED, Brasília, 2002); e “Ser empreendedor no Terceiro Setor” (AED, Brasília, 2002).

Gustavo Amora – Cientista Político e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e consultor da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.

Data, local e Inscrições (atenção para alteração do local):

Palestra Operação e Gestão de Redes de Cássio Martinho: Segunda-feira, 9 de agosto, 8:30/12:00. Casa de Retiro do Santuário São Francisco de Assis – CFEC End: SGAN 915 Módulos ABC CEP 70.790-150 Brasília – DF. Mapa aqui.

Serão disponibilizadas 30 vagas, por ordem de inscrição, faça sua inscrição clicando aqui. (Membros da RNPI tem vaga garantida, mas também precisam fazer inscrição).

Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet: Segunda-feira, 9 de agosto, 14:30/18:00. Terça-feira, 10 de agosto, 8:30/12:00 14:30/ 18:00. Mesmo local.

Serão disponibilizadas 20 vagas, por ordem de inscrição, clicando aqui. (Membros da RNPI tem vaga garantida, mas também precisam fazer inscrição).

Hospedagem e alimentação

Será disponibilizada hospedagem em quartos duplos e alimentação para os parceiros da Rede de fora de Brasília que forem participar do curso. O novo local fica no final da Asa Norte, a 10Km da Rodoviária do Plano Piloto. O local é muito agradável e possui acesso a Internet e alimentação.

Para os demais inscritos, será oferecido almoço e lanches ao longo dos dois dias.

Prática

Descobrindo ferramentas como Twitter, Blogs e ferramentas associadas, cada pessoa utilizará as ferramentas por meio do seu computador pessoal e ao final, faremos atividades de mobilização na Internet para testar nossos conhecimentos e o potencial destas ferramentas.

Carga Horária da Oficina de Comunicação em Rede

16 horas (12 presenciais e 4 a distância). Nas presenciais, 4 serão práticas.

Requisitos

Para a palestra, não haverá nenhum requisito.

Para participar do curso é necessário ter disponibilidade para participar previamente da palestra. Além disso, solicitamos disponibilidade para participar de toda o curso, evitando assim, perda de informação e diminuição do ritmo dos trabalhos no segundo dia.

Para participar da oficina é necessário levar um computador portátil.

Público alvo

Militantes, equipes de comunicação das organizações da RNPI, articuladores e qualquer pessoa que precise lidar com mobilização.

*A oficina será gratuita e os recursos para sua realização são advindos de uma parceria entre a Rede Nacional Primeira Infância e o Instituto C&A.

Serviço:

Oficina de Comunicação em Rede

Organização: Rede Nacional Primeira Infância – RNPI

09/08/10 – 8:30hs / 12:00 – Palestra Cássio Martinho (30 vagas)

09/08/10 – 14:30hs / 18:00hs – Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet (20 vagas)

10/08/10 – 8:30hs / 12:00hs e 14:30 / 18:00 – Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet

Inscrições: Clique aqui e acesse o formulário

Local: Casa de Retiros do Santuário São Francisco de Assis – CFECMapa

Módulos ABC – Anexo ao Santuário São Francisco de Assis, SGAN, 915 – Brasília – DF, 70790-150‎ – (0xx)61 3349-0230‎

Dúvidas ou informações, escreva para contato@primeirainfancia.org.br

Agenda da Oficina De Comunicação em Rede

Dia 09/08/10

Manhã

8:00 – Café da manhã para quem estiver hospedado no local

9:00 – Abertura da Oficina de Comunicação em Rede com Vital Didonet – Coordenador da Secretaria Executiva da RNPI

9:30 – Início da apresentação de Cássio Martinho

10:30 – Intervalo

11:00 – Continuação da apresentação

12:00 – Debate

12:30 – Almoço

Tarde

14:30 – Introdução sobre trabalho colaborativo na Internet – Gustavo Amora

16:00 – Intervalo

16:30 – Continuação da apresentação

17:30 – Debate

19:00 – Jantar

19:30 – Reunião do Grupo Gestor (apenas para os membros)

Dia 10/08/10

Manhã

8:00 – Café da manhã para quem estiver hospedado no local

9:00 – Oficina de Ferramentas de Redes Sociais para organizações

10:30 – Intervalo

11:00 – Continuação da Oficina

12:30 – Almoço

Tarde

14:30 – Atividades em grupo de mobilização com uso das ferramentas da Internet

16:00 – Intervalo

16:30 – Debate sobre os planos de comunicação das organizações

17:30 – Avaliação da Oficina

Leia mais

Alguns livros de Cássio Martinho estão na Internet e o autor nos autorizou a disponibilizá-los para quem tiver maior interesse em conhecer do tema Redes. Recomendamos a leitura.

Redes – Uma Introducao as Dinamicas Da Conectividade e Da Auto-Organizacao

Redes Sintese Cassio Martinho

Um comentário para “Oficina de Comunicação em Rede – Novidade: Agenda

  1. gostaria muito de participar de um treinamento deste.
    quando vocês farão novamente ?
    é só para brasília ?

    grato.

    neuza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *