25 de agosto de 2021

Pacto Nacional pela Primeira Infância ganha novas adesões

Mais de 60 instituições oficializaram adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, incluindo o governo federal, por meio do Ministério da Economia, e os governos dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. A adesão dos novos signatários foi formalizada no dia 19 de agosto, durante abertura do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sul.

Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o seminário busca reforçar o diálogo entre os diferentes órgãos do sistema de justiça e do poder público para a efetiva implementação dos direitos de crianças com idades entre zero e seis anos. A edição voltada para o sul do Brasil foi o último dos eventos programados nas cinco regiões do país.

Com as novas adesões, são 260 instituições públicas e agentes privados – entre órgãos do setor público dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, empresas e entidades da sociedade civil organizada – que firmaram compromisso para tornar efetivas as políticas públicas de promoção, atenção e defesa dos direitos das crianças. A mobilização visa aumentar a articulação entre os diferentes agentes responsáveis pelas políticas públicas voltadas à infância de forma que programas, projetos e ações destinados às crianças e jovens sejam postos em prática de forma ágil e com eficiência.

Presente ao seminário, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou a inclusão de prioridade à proteção à primeira infância no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 de forma a garantir orçamento federal para essas ações. Também destacou a assinatura do decreto federal que cria a agenda de proteção às crianças em âmbito federal com execução descentralizada (Agenda Transversal e Multissetorial de Primeira Infância) e prioridade orçamentária para a agenda de proteção às crianças no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. “Confio em nossa capacidade de coordenação, em nosso senso de prioridade e em nossa capacidade de execução, do governo federal, de estados e municípios, no esforço que os nossos poderes políticos e a sociedade efetuarão nos próximos anos.”

Seminários regionais

Alguns resultados práticos dos cinco seminários regionais do pacto pela Primeira Infância foram apresentados pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ Trícia Navarro Cabral. Ela citou o treinamento de mais de 10 mil profissionais da área; a seleção e difusão de boas práticas em programas direcionadas a crianças de zero a seis anos; a divulgação dos vencedores da primeira edição do Prêmio Prioridade Absoluta; o curso Marco Legal da Primeira Infância; e a preparação para o fim do ano do Diagnóstico Nacional de Atenção à Primeira Infância. “Podemos perceber o quanto o Pacto tem sido importante para as políticas públicas em prol da primeira infância no Brasil. A partir dele, intensificou-se a rede de proteção responsável por efetivar o desenvolvimento humano integral da primeira infância.”

Entre as instituições que manifestaram adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância constam também os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Santa Catarina (TJSC) e Paraná (TJPR); deputados federais, deputados estaduais e vereadores dos três estados da região Sul; procuradores de justiça do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, membros do Ministério Público, defensores públicos e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) das seções desses estados; as universidades federais, universidades estaduais e particulares locais; além de presidentes de entidades empresariais, de conselhos de direitos de crianças e adolescentes e representantes de conselheiros tutelares dos estados do Sul, entre outras entidades.

Em formato virtual, o seminário foi transmitido pelo canal do CNJ no YouTube. Confira:

Dia 19 de agosto
Abertura e Conferência Magna

https://youtu.be/f0mGnlZ9XJE

Workshops 

Workshop 1 – Planejamento familiar, pré-natal, parto e pós-parto à luz da importância estratégica
dos primeiros 1000 dias
https://youtu.be/q6Ic8M5aaUA

Workshop 2 – Reconhecimento da paternidade, enfrentamento do sub-registro de nascimento,
desaparecimento e tráfico de crianças
https://youtu.be/eE596pLGN5U

Workshop 3 – Valorização da Parentalidade: apoio às famílias para formação e fortalecimento de
vínculos na primeira infância
https://youtu.be/GL8zHpL1jY0

Workshop 4 – Neurociência do desenvolvimento, saúde mental, inclusão e determinantes sociais da
saúde na primeira infância
https://youtu.be/YvAtOsjcRpY

Workshop 5 – Educação na primeira infância e os desafios para ampliação do acesso com qualidade https://youtu.be/6kP0FRFyYuo

Dia 20 de agosto

Painel I – Aprimoramento do Sistema de Justiça para proteção e promoção do desenvolvimento na
primeira infância
Painel II – Práticas intersetoriais inovadoras na Região Sul
https://youtu.be/tTyX_2GYkGw

Workshop 1 – Garantia do direito à convivência familiar entre filhos e mães/pais privados de liberdade
https://youtu.be/cjly2vrMi2M

Workshop 2 – Proteção e promoção do desenvolvimento no contexto de ruptura de vínculos, acolhimento, reintegração familiar ou adoção
Apresentação do Prêmio Adoção Tardia (Senador Fabiano Contarato)
https://youtu.be/9s960ukKZU8

Workshop 3 – Direito ao brincar, cultura e meio ambiente seguro e prevenção do trabalho infantil,
da violência e de acidentes
https://youtu.be/Wkfg4TzMDzo

Workshop 4 – Integração e sustentabilidade das políticas públicas para Primeira Infância: avanços e
desafios
https://youtu.be/qmI9kUPThaA

Workshop 5 – Primeira infância em tempos de Covid 19: perspectivas para proteção e promoção do
desenvolvimento integral
https://youtu.be/xh45Ql-gYWQ

 

Veja mais notícias sobre o Seminário da Região Sul:

Em um sistema de Justiça humanizado, as crianças são protagonistas

Situações de estresse severo limitam o desenvolvimento cerebral na primeira infância

Primeira Infância: articulação em rede garante sucesso de práticas na Região Sul

 

voltar