27 de janeiro de 2021

Pediatras se manifestam sobre a crise em Manaus, cobram providências dos governos e declaram apoio à vacinação

Diante da crise em Manaus, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz a público sua solidariedade e empatia aos médicos e equipes de saúde que seguem na linha de frente com os pacientes, muitos deles crianças prematuras, e seus familiares.

 

Os últimos acontecimentos que atingem a capital do Amazonas exigem das autoridades uma ação rápida e eficaz para proteger a saúde da população e salvar vidas, o que inclui a garantia de condições adequadas para o atendimento dos pacientes.

 

A SBP acompanha com preocupação o avanço da pandemia e alerta para a tomada de providências que evitem que o cenário instalado no Amazonas se repita em outros estados.

 

Neste sentido, os gestores da rede pública devem aumentar a oferta de leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manter estoques de medicamentos e insumos abastecidos e oferecer aos médicos e outros profissionais das equipes as condições de trabalho adequadas, como jornadas não exaustivas e respeito às horas de repouso.

 

Do ponto de vista clínico, a SBP recomenda aos pediatras brasileiros, em especial aos do Amazonas, que pautem sua atuação pelas melhores evidências científicas e evitem abordagens que carecem desse tipo de validação.

 

Finalmente, a SBP convida todos os brasileiros a participarem e apoiarem a campanha de vacinação contra covid-19, que terá início nos próximos dias, seguindo as orientações repassadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, mesmo após tomar a vacina, devem ser mantidas as medidas de restrição de contato, uso de máscaras e higienização (lavagem frequente de mãos e desinfecção com álcool gel).

 

Frente às turbulências e incertezas, todos precisamos manter a confiança plena na ciência e na medicina em busca da proteção do bem-estar, da saúde e da vida. Somente assim será possível superar essa pandemia.

 

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2021.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP)

Fonte: SBP

voltar