20 de maio de 2011

PIM recebe membros do Banco Mundial e Fundação van Leer

Secretário Ciro Simoni, Marito Garcia, Maria Madalena Santos, Helen Garcia, Leonardo Yánez e Liese Serpa

O PIM – Primeira Infância Melhor – recebeu a visita de representantes internacionais do Banco Mundial, Sra. Helen Garcia e Sr. Marito Garcia; da Fundação Bernard van Leer, da Holanda, Sr. Leonardo Yánez e da brasileira que representa o Banco Mundial em Brasilia, Sra Maria Madalena dos Santos.

O encontro teve dois momentos importantes: o primeiro, dia 11 de maio, no município de Encruzilhada do Sul, com o objetivo de demonstrar como o Programa Primeira Infância Melhor atende seus participantes.

Visitantes e Comissão Organizadora do evento em Encruzilhada do Sul

Para que fosse observada a modalidade individual, com uma criança de seis meses e outra de um ano, foram visitadas duas famílias. Na modalidade grupal, realizada com crianças de três a seis anos, todos se emocionaram com os resultados obtidos e com o envolvimento e acolhida das famílias e GTM.

Ainda no dia 11, aconteceu uma recepção na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da qual participaram como convidados do prefeito interino de Encruzilhada do Sul, Sr. Antônio Carlos Souza, as seguintes personalidades: Secretário Municipal de Saúde, Sr. Fabiano Flores; Secretária Municipal de Educação, Sra. Nazaré Cristina Barone; Secretário Municipal da Cidadania e Inclusão Social, Sr. Antônio Sodré; Sras. Patrícia Hony, Cláudia Duarte e Elisabeth Pires, integrantes do Grupo Técnico Municipal; a Monitora do Programa, Guéuri Silva; e as Visitadoras Jiane Correa, Lucimar Costa, Gabriela Santos, Andressa Rodrigues, Odete Soares e Maria Lúcia Santos.

No segundo momento do encontro, em Porto Alegre, no dia 12 de maio, a Coordenadora do PIM, Liese Serpa, explanou sobre o Programa, além de expor muitos questionamentos a cerca da efetiva ação do PIM na vida das crianças e de suas famílias.

Por sua vez, o representante da Fundação Bernard van Leer, Leonardo Yánez, acenou com a possibilidade de oferecer uma consultoria no intuito de apoiar os novos indicadores, objetivando mensurá-los, bem como se propôs a estimular a pesquisa sobre a violência nas famílias atendidas pelo PIM.

Sugeriu igualmente a implantação de programa semelhante ao PIM na Amazônia e, a partir daí, em conjunto com o PIM/RS, realizar pesquisa dos indicadores, para apurar as diferenças.

Encerrando sua participação Yánez deixou a seguinte mensagem:

 

“Caras amigas del PIM.

Visitarles y aprender sobre este extraordinário trabajo que integra todos los sectores   al servicio del niño há sido un placer, um honor y um pivilegio.

Sin embargo, me pregunto si los factores del êxito del PIM deben mucho más, al  profesionalismo, el entusiasmo y la calidad humana de las personas que lo hacen posible.

Tenemos aún, mucho que investigar.

Con cariño y admiración.”

Leonardo Yánez

 

Visitadoras e visitantes do Banco Mundial e Fundação van Leer

Ao final, ficou claro que tanto o Banco Mundial quanto a Fundação van Leer demonstraram grande interesse em estabelecer parceria com o PIM, ao mesmo tempo em que sugeriram que o Programa seja o balizador dos estudos realizados pelas entidades em todo o mundo, no sentido de darem apoio e continuidade a outras inciativas voltadas ao bem estar infantil.

O Secretário da Saúde, Ciro Simoni compareceu ao evento, oportunidade em que ouviu os elogios traçados ao trabalho desenvolvido pelo PIM.

voltar