27 de novembro de 2020

Plataforma Observa é destaque na imprensa brasileira

A plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância foi destaque na imprensa brasileira no mês de novembro.

A reportagem Mais de 20% das crianças estão matrículas em escolas sem saneamento, da Agência Brasil, foi publicada no dia 21 de novembro. E depois replicada em mais de 60 veículos de imprensa (jornais e sites de notícia) de todo o país.

A matéria, assinada pela repórter Mariana Tokarnia, mostra que no Brasil 28% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola estudam em estabelecimentos sem todos os itens de saneamento básico, ou seja, não têm acesso a pelo menos um desses serviços: água filtrada, esgotamento sanitário e coleta de lixo.  Nas creches, 21% das crianças até os 3 anos de idade não têm acesso ao serviço básico.

De acordo com a reportagem da Agência Brasil, a disponibilidade ou não de serviços de saneamento básico é uma questão que deverá ser levada em consideração na decisão pelo retorno ou não das aulas presenciais nas escolas, que seguem funcionando de maneira remota na maior parte do país por conta da pandemia. Principais responsáveis pela educação infantil, etapa que compreende a creche e a pré-escola, caberá aos novos gestores municipais eleitos este ano tomar essa decisão.

A eles caberá também adaptar os municípios ao novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso ao saneamento básico até 2033. Os novos prefeitos deverão atender as exigências da lei para acessar recursos para melhoria desses serviços, como participar de consórcios regionais com outras cidades na prestação dos serviços, aderir a uma agência reguladora e estabelecer novos mecanismos de cobrança.

CNN Brasil mostra falta de saneamento nas escolas

Além da matéria original da Agência Brasil, o OBSERVA foi destaque na terça-feira (24 de novembro) no Jornal Prime Time, da CNN Brasil, apresentado pelo jornalista Márcio Gomes.

O canal produziu uma extensa reportagem para mostrar como escolas de educação infantil, de vários estados brasileiros, sofrem com falta de serviços de saneamento básico e abastecimento de água — algo fundamental para a higienização das crianças e para seguir os protocolos de segurança em um contexto de coronavírus.

A matéria da CNN Brasil contou com a análise de Diana Barbosa, uma das coordenadoras técnicas do Observa; e mais a participação de especialistas do Trata Brasil e do Todos pela Educação.

O resultado marca o esforço da RNPI – Rede Nacional Primeira Infância e da ANDI – Comunicação e Direitos em consolidar um espaço permanente na imprensa brasileira para a temática da primeira infância, a partir de um diálogo permanente com formadores de opinião e jornalistas amigos da criança.

Divulgação do OBSERVA em números

O Observatório do Marco Legal da Primeira Infância foi mencionado em 10 veículos de imprensa de alcance nacional, como Agência Brasil, UOL Educação, Exame, IstoÉ, Yahoo Notícias, Portal Terra.

Além disso, foram 47 veículos de imprensa de circulação regional, de 19 estados brasileiros. Destaque para Diário de Pernambuco, Bahia Notícias, Paraíba Online, Portal O Tempo (MG), Jornal O Dia (RJ), A Tribuna (Santos), Agora no RS, entre outros.

 

voltar