02 de fevereiro de 2022

Podcast de “0 A 5”: Matrículas na Educação Infantil caiu 7,3%

A pandemia do Coronavírus tem causado problemas diversos a todas as pessoas, independente da faixa etária. Muitas notícias tem sido vinculadas nos diversos veículos de comunicação sobre o abandono, evasão ou a não matrícula das crianças da educação infantil.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o Censo Escolar de 2021, publicado dia 31 de janeiro, identificou que o número de matrículas na educação infantil caiu 7,3% entre os anos de 2019 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19 e da crise sanitária e financeira que atingiu as famílias. Para Cida Freire, coordenadora da Secretaria Eexecutiva da RNPI – UNCME é de suma importância esse diálogo com a sociedade.
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e o Porvir, produziram um podcast intitulado de “0 a 5”, contando com a participação de consultores educacionais, professores, lideranças escolares e famílias.
No podcast de 0 a 5, consultores educacionais, professores, lideranças escolares e famílias discutem o impacto do período em que crianças de escolas públicas e privadas estavam longe da escola. E tudo isso em um contexto de horários apertados, sobrecarga de trabalho, envio de atividades por WhatsApp e isolamento social que trouxe implicações para o desenvolvimento da criança.
Além disso, foi necessário construir a confiança das famílias e estabelecer uma comunicação que ia além de uma lista de tarefas, a fim de manter famílias engajadas, apoiando na hora de brincadeiras ou de atividades iniciais de alfabetização.
E mesmo onde computador e internet de qualidade não são problema, levar a escola para dentro das casas também é um desafio, como mostra o episódio 2, que traz a participação de Mariana Galender, mãe da Helena e do Miguel, à época com cinco e nove anos, respectivamente.
O pediatra e médico sanitarista Daniel Becker contou no episódio 3 que os efeitos psicológicos foram múltiplos, tais como gagueira, sono interrompido diversas vezes durante a noite e uma “epidemia de monstros embaixo da cama”.
“De 0 a 5” também apresenta medidas importantes que devem ser tomadas por redes de ensino, escolas, professores e famílias para que crianças consigam superar as dificuldades do tempo que passaram longe da escola e atinjam um desenvolvimento pleno. A apresentação é de Marta Avancini e Ruam Oliveira.
Você pode ouvir os cinco episódios pelo Spotify ou clicando no link abaixo:

https://open.spotify.com/show/1V8lZSjXUeEdbciaWLdSSr?si=910510e61abb4e30&nd=1

Leia a Matéria na íntegra no site do Porvir: https://porvir.org/censo-escolar-mostra-650-mil-criancas-de-0-a-5-fora-da-escola-o-que-isso-significa/

Fonte: Núcleo de Jornalismo RNPI

voltar