06 de maio de 2011

Prêmio Internacional contempla a Safe Kids Worldwide pelo programa Criança Segura Pedestre

O reconhecimento é concedido a organizações que fazem contribuições significativas para a redução de acidentes nas vias do mundo


A rede mundial Safe Kids Worldwide, da qual faz parte a Criança Segura, e a FedEx receberam do príncipe Michael de Kent, em abril, o Prêmio Internacional de Segurança no Trânsito, em Londres. O reconhecimento foi feito em evento que marcou os preparativos para a Década de Ações para Segurança Viária, movimento internacional da ONU – Organização das Nações Unidas e OMS – Organização Mundial da Saúde.

“O projeto Criança Segura Pedestre já está provando ser uma contribuição importante para tornar as vias mais seguras nos países em desenvolvimento”, disse o príncipe Michael de Kent, primo da rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha. O programa, patrocinado pela FedEX, teve início em 2000 nos Estados Unidos e desde então se expandiu para um total de nove países, dentre eles o Brasil. Em todo o mundo, já foram impactadas 4 milhões de crianças participantes.

“Impressionantemente, 720 crianças morrem a cada dia em todo mundo devido a acidentes de trânsito. Juntos podemos ajudar a mudar certos comportamentos inseguros por meio da educação a cerca do deslocamento com segurança para a escola, podemos dotar os professores e os pais de ferramentas para manter as crianças protegidas e criar ambientes mais seguros por meio de melhorias de infra-estrutura”, disse John Formisano, presidente e CEO da Safe Kids Worldwide.

Previsões apontam que, em 2020, 1,9 milhões de pessoas por ano perderá a vida no trânsito.  Para chamar a devida atenção a este problema de saúde pública, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 a 2020 a Década de Ações para Segurança Viária, que visa estabilizar e, em última instância, reduzir a projeção de mortes e lesões no trânsito em todo mundo. A Criança Segura apoia, incentiva e promove iniciativas para a Década de Ações.

Fonte: Criança Segura

voltar