04 de agosto de 2022

Primeira Infância é tema dos encontros estaduais da UNCME

As seccionais da UNCME, desde o início do ano estão se preparando para realizar seus encontros estaduais. Um planejamento respeitoso e cuidadoso com a educação e, neste ano, enfatizando a primeira infância também, buscando abordar pautas atuais e necessárias de diálogo, tendo em vista a realidade atual.

A primeira seccional a realizar seu encontro foi a UNCME-SE. O XIV Encontro Estadual da UNCME/SE, ocorreu na quinta-feira, 02 de junho, em Aracaju. Importantes debates reafirmaram o compromisso que a entidade assume, em parceria com outras Instituições e órgãos, na defesa por uma educação de qualidade e também na defesa das crianças poderem viver sua infância plenamente, sendo elas pessoas de direitos. O encontro contou com a presença do presidente Nacional da UNCME, Sr. Manuel Humberto Gonzaga Lima e a Vice-Governadora, Sra. Eliane Aquino.

A Seccional Bahia, realizou nos próximos dias 06 e 07 de junho, em Vitória da Conquista, o XXIV Encontro Estadual da UNCME Bahia. O evento foi realizado no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e teve como tema “Desafios do direito à educação em tempos de (pós) Pandemia e o papel dos municípios: do planejamento à gestão democrática”. O encontro está disponível no canal TV UNCME BAHIA, em https://youtu.be/JSC-_WoL3-M.

O Encontro Estadual da UNCME-PE 2022 que ocorreu em Triunfo, sertão do alto Pajeú, aconteceu entre os dias 17 e 20 de julho. O Encontro congregou conselheiros e conselheiras dos Conselhos Municipais de Educação, dos Conselhos do CACS FUNDEB, e dos Conselhos de Alimentação Escolar, além de técnicos e técnicas de normatização e áreas correlatas da secretaria de Educação dos municípios.

O Encontro teve como tema: Políticas Educacionais no Contexto Atual, cabendo a palestra de Abertura, a professora Fabiane Bitello (Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME Nacional/Coordenadora da UNCME RS/Coordenadora de Articulação e Mobilização da RNPI) e ao Professor Paulo Rubem Santiago (professor da UFPE e ex-Deputado Federal).

A mesa de abertura contou com as seguintes autoridades: Manuel Messias Silva de Sousa (Coordenador da UNCME-PE), Marly Peixoto do Socorro Vidinha (vice- presidente da UNCME para região Nordeste/Coordenadora da UNCME-AL/Presidente do CEE-AL), Miriam Pereira Lima dos Santos (Secretária de Educação da Cidade de Triunfo, também representando o Exmo. Prefeito da cidade Sr. Luciano Fernando de Lima), Eduardo Honório (Prefeito da cidade de Goiana-PE), Maria Aparecida Ramos de Lima (Representando a UNDIME-PE), Giselly Muniz Lemos de Morais (Vice-presidente do CEE- PE), Sandra Inojosa de Andrade Lira Assessora Técnica da Escola de Contas TCE-PE), Maria do Socorro Valois (Coordenadora do Grupo de Estudos UNCME-PE/UFRPE, OPEFINGEAC da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Ana Lúcia (Presidente da Câmara de Educação da Câmara Municipal de Vereadores do Recife), Ivanilda Viana (Presidente do CME Triunfo), Maria Eliane dos Santos Souza (Presidente do CACS FUNDEB de Triunfo), e Maria Eliane Cândido de Almeida (Presidente do CAE de Triunfo).

Foram quatro mesas e quatro oficinas, estas que trataram de diversos assuntos e orientações tais como: Organização, implementação, atribuições, estruturação, fortalecimento e funcionamento dos Conselhos Municipais da Educação; Da implantação e implementação dos Planos municipais da Primeira Infância; e Especificidades e necessidades dos Sistemas Municipais de Ensino.

Foram três dias intensos, e ainda contando com falas potentes como do, Prof. Manoel Humberto Gonzaga Lima (Presidente da UNCME Nacional e Coordenador do FNE), do Dr. Sérgio Gadelha Souto (Promotor Coordenador do CAOP EDUCAÇÃO do MPPE), de Cida Freire (Coordenadora da SE UNCME-PE/RNPI), de Solidade Menezes (Coordenadora Adjunta da SE UNCME-PE/RNPI), Tereza Leitão (Deputada estadual PE) e Heleno Araújo (presidente licenciado da CNT).

No dia 26 de julho, a seccional Paraíba, realizou o XII Encontro Estadual da UNCME-PB. O encontro teve como tema: O Financiamento da Educação Básica na Atual Conjuntura. Esteve presente, representando o Presidente da UNCME, Prof. Manoel Humberto Gonzaga Lima, a professora Marly Vidinha, Vice-presidente da UNCME para região Nordeste.

O evento ocorreu no Auditório do Centro de Educação da UFPB e esteve pautando assuntos de extrema relevância para a Educação e para a Primeira Infância Brasileira.

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que 90% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade. Intervenções na primeira infância podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros. Cientistas já comprovaram que oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é mais eficaz e gera menos custos do que tentar reverter ou minimizar os efeitos ou problemas futuros. Para termos uma sociedade com mais igualdade de oportunidades, é fundamental que nossas leis e políticas públicas deem atenção à primeira infância e, em especial, às crianças em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o economista americano James Heckman, prêmio Nobel de Economia de 2000, programas de alta qualidade para crianças vulneráveis do nascimento aos cinco anos trazem altos retornos para o investimento realizado. Gastar com a primeira infância é investimento, pois a cada um dólar há o retorno de sete, a médio e longo prazo. Dentre os benefícios, há ganhos no desenvolvimento cognitivo a curto prazo, melhora nos níveis de aprendizado a médio prazo e na escolaridade, empregabilidade, qualidade de vida e renda a longo prazo.

Nos próximos meses novos encontros estarão sendo realizados pelas demais seccionais e em todas, o debate sobre a primeira infância, estará presente. Fica o convite para participar desse momento importante para todos os Conselhos da Educação e para a educação em geral.

 

Fonte: NUJOR SE UNCME-PE/RNPI

voltar