04 de dezembro de 2015

Primeira Infância Melhor participa de Seminário Internacional na Colômbia

seminario-9-600x400

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) participou do Seminário Internacional “Atención Integral a la Primera Infancia en el Ambito Familiar: Compartiendo Saberes”, importante evento em prol da primeira infância para a América Latina e Caribe. O Seminário aconteceu no auditório Huitaca y Aulas Barule, da Alacadia Mayor de Bogotá, capital da Colômbia, no período entre 4 a 7 de novembro.

Promovido pela Secretaria Distrital de Integración Social, o evento de natureza técnica e acadêmica teve por objetivo empreender uma profunda discussão sobre os contextos, processos técnicos e populações atendidas em suas próprias residências por programas e políticas públicas locais, estaduais, nacionais e internacionais. O PIM foi convidado como representante do Brasil além de profissionais de outros países como Cuba, Equador e Uruguai.

Durante a programação, o PIM foi apresentado como programa de êxito e participou do simpósio, onde foram expostas e debatidas questões sobre a temática “Educar a las famílias o aprender de ellas?”, junto com representantes da Universidade de Los Andes, Instituto Colombiano de Bienestar Familiar e da Fundação Universitária Konrad Lorenz.

Em resposta a uma série de questionamentos feitos pela representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a Colômbia dirigido a todas as representações presentes, o PIM posicionou-se em relação à intersetorialidade como estratégia fundamental no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

Para a psicóloga Lacy Pires, o PIM ganhou destaque no evento. “O reconhecimento e o valor dado à experiência do nosso Primeira Infância Melhor é algo muito bom de se perceber e sentir. E eu, como parte desta bonita e verdadeira história gaúcha e brasileira, enchi-me de orgulho e emoção”, declarou.

voltar